Conheça Emanuele Arioli, pesquisador medieval que participa do 2.º Fliparacatu


Pesquisa de dez anos resultou na publicação de três obras; escritor compõe lista de mais de 60 autores presentes no Festival Dentre os mais de cinquenta escritores da programação do 2.º Fliparacatu, o ítalo-francês Emanuele Arioli compõe o grupo de seis convidados internacionais. Medievalista, arquivista-paleógrafo e autor, Emanuele é mestre de conferências em línguas e literaturas medievais pela Universidade Politécnica Hauts-de-France e doutor em Estudos Medievais pela Universidade Sorbonne e o Collège de France. Em sua participação no 2.º Fliparacatu, o escritor apresenta o resultado de uma pesquisa que durou dez anos, cujos desdobramentos resultaram na publicação de um romance, uma série de quadrinhos e um livro ilustrado para crianças. Indo além, seu trabalho foi adaptado para a realização de um documentário de 90 minutos produzido pelo canal Arte. Mas afinal, em que se baseia a pesquisa de Emanuele?
Em sua carreira acadêmica, Arioli redescobriu manuscritos medievais “esquecidos”, que apresentavam a história de um cavaleiro desconhecido da Távola Redonda. O encontro com esses documentos ocorreu na Biblioteca do Arsenal, em Paris, e teve um estudo longo e detalhado. Emanuele tinha apenas 22 anos quando se debruçou em seus estudos, e foi com o auxílio de bolsas de estudo que conseguiu continuar suas pesquisas em paralelo aos seus estudos em seu doutorado.
O pesquisador Emanuele Arioli participa do Festival Literário Internacional de Paracatu no dia 30 de agosto
Cecile Gabriel
Uma vez descobertos, os 28 manuscritos foram datados e, a partir daí, Arioli se deparou com um “quebra-cabeças”, que precisou ser reconstituído. Edições, traduções e esquematizações foram realizadas ao longo desses dez anos de estudo, que resultaram na produção e posterior publicação de seus trabalhos. As publicações foram feitas no Brasil pelo Grupo Autêntica: o romance “Segurant, o cavaleiro do dragão” (Vestígio), uma versão para o público juvenil com o mesmo título pela Editora Yellowfante, e a graphic novel “O cavaleiro do dragão” (Nemo).
Emanuele Arioli participa da programação Nacional/Internacional do 2.º Fliparacatu na sexta-feira, 30 de agosto, às 18h, ao lado de Miriam Leitão e Bianca Santana. A programação completa está disponível no site do Festival.
Sobre o 2.º Fliparacatu
O Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu – chega à 2ª edição com o tema “Amor, Literatura e Diversidade”. Em 2024, o evento acontece de 28 de agosto a 1.⁰ de setembro, com entrada gratuita para todas as atividades e com espaço inclusivo. A programação será na Gira Fliparacatu, um circuito cultural, criado pelo Festival, no Centro Histórico da cidade, que contempla múltiplos espaços, cada um com sua programação específica. Todas as atividades do Festival serão transmitidas ao vivo e em qualidade 4K pelo canal oficial do Fliparacatu.
A segunda edição do evento é patrocinada pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem o apoio da Prefeitura de Paracatu, Academia Paracatuense de Letras e Fundação Casa de Cultura.
O segundo Fliparacatu – Festival Literário Internacional de Paracatu – conta com atividades culturais acessíveis, inclusivas, antirracistas, éticas, educativas, artísticas, carregadas de conceito e de conteúdo. Todas as sessões, sem exceção, são gratuitas e abertas ao público. A diversidade é a marca do Festival que,em 2024, apresenta é refletida em um mosaico representativo da sociedade brasileira: escritores e escritoras negros, indígenas e brancos, de diferentes partes do País, integram a lista plural da programação, que abrange 61 autores.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.