Expresso Vera Cruz desiste de operar no Grande Recife e entrega 36 linhas de ônibus


Operadora tinha maior número de reclamações de usuários e assinou Termo de Ajustamento de Conduta em abril. Empresa disse ser inviável manter atividades. Imagem de ônibus da empresa Vera Cruz, da linha UR-11/Barro
TV Globo/Reprodução
O Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM) anunciou, nesta segunda-feira (29), que a operadora de transporte público Expresso Vera Cruz desistiu de operar as 36 linhas de ônibus que estão sob sua responsabilidade na Região Metropolitana. A partir de sábado (3), será iniciada a fase de transferência das rotas para outras empresas.
A Vera Cruz era a operadora de transporte com maior quantidade proporcional de reclamações em relação ao número de usuários transportados. Em abril deste ano, a empresa tinha transferido por 90 dias a operação de 12 linhas para outras operadoras, como parte de um termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado no Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
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Entre os problemas enfrentados estavam a falta de manutenção dos veículos e o descumprimento do número mínimo de viagens exigido para a realização das linhas. A empresa também enfrentava evasão de receitas nas linhas operadas (veja mais abaixo).
Por meio de nota divulgada à imprensa, a Expresso Vera Cruz disse que protocolou uma carta na segunda-feira (22) informando o Grande Recife Consórcio de Transporte sobre a inviabilidade de manutenção das atividades por conta de “severos prejuízos” acumulados ao longo dos anos.
No texto, a empresa afirma “não ter mais sentido operar todas as suas linhas de transportes da Região Metropolitana do Recife, por ser economicamente inviável, nos termos legalmente exigidos”. Disse, também, que a entrega das linhas aconteceria “de forma amigável” (veja imagem abaixo).
Carta de desistência protocolada pela Vera Cruz
Vera Cruz/Reprodução
Diante do cenário, o CTM informou que o planejamento atual é de que a operação da Vera Cruz seja transferida para outras operadoras de transporte no período entre 30 e 45 dias, “sem que o usuário seja prejudicado e continue sendo atendido”.
O consórcio disse que espera que a Vera Cruz cumpra o cronograma de desmobilização e disponibilize veículos e mão de obra para as empresas que vão assumir a operação das linhas de ônibus.
O g1 perguntou ao Grande Recife quais as linhas operadas pela Vera Cruz e para quais empresas elas irão, mas o consórcio não respondeu.
Empresa com mais reclamações
Até o momento, a Expresso Vera Cruz permanece operando 36 linhas de ônibus. Em 5 de março, a Vera Cruz havia enviado um documento para o Grande Recife Consórcio solicitando a entrega de nove linhas e a substituição de outras quatro linhas por outras rotas.
Em 30 abril, a empresa repassou 12 linhas para outras operadoras, após assinar um termo de ajustamento de conduta (TAC) junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se comprometendo a melhorar o serviço de transporte de passageiros.
A maior queixa dos usuários era a falta de veículos fazendo as linhas sob responsabilidade da Vera Cruz e a falta de canais de comunicação eficientes entre a empresa e os usuários.
Além da suspensão da operação das 12 linhas por 90 dias, a partir de 1º de maio, a Vera Cruz deveria reforçar o número de veículos nas demais rotas operadas por ela, ampliando assim o número de viagens em cada linha.
O TAC também previa o pagamento das multas devidas ao Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM), que somavam, até o momento, cerca de R$ 10,5 milhões, referentes ao descumprimento de regras do sistema no ano de 2023. O valor deveria ser pago em 60 meses, com a primeira parcela quitada até o dia 5 de maio.
A empresa deu 26 veículos da frota como garantia do pagamento. Os ônibus poderiam ser vendidos, caso as multas não fossem quitadas. A Vera Cruz também se comprometeu a comprar 25 novos ônibus até o fim de julho deste ano e a melhorar o sistema de comunicação com os usuários.
Em 2025, o TAC previa a transferência de mais 25 veículos da frota da empresa ao CTM, como garantia para o pagamento do saldo restante das dívidas por multas em atraso.
No início de março de 2024 empresa Expresso Vera Cruz pediu para entregar a responsabilidade de nove linhas
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