Gafe, mágoas, emoção e música repetida no 2º fim de semana de convenções


Cinco partidos lançaram candidaturas para as prefeituras de São José e Taubaté. Gafe, mágoas, emoção e música repetida no 2º fim de semana de convenções. Cinco partidos lançaram candidaturas as prefeituras de São José e Taubaté
Reprodução/TV Vanguarda
“Queria começar fazendo um pedido de desculpas. Porque escolhi esse lugar. Tá apertadinho. Era pra ser apertadinho mesmo. Era pra gente sentir o calor humano de todo mundo, de todo taubateano que quer mudar essa cidade”. A frase marcou o início do discurso de Sérgio Victor, lançado no último sábado (27) pelo Novo para disputa da prefeitura de Taubaté. Depois, se justificou, dizendo que a escolha do local não foi por acaso. No terreno onde foi construído o estacionamento da Câmara Municipal, lugar escolhido para convenção, ficava a casa dos avós dele. Sérgio se emocionou e precisou interromper o discurso enquanto contava a história da família. O candidato foi o mais emotivo do fim de semana, voltando a ficar com a voz embargada ao falar dos desafios da campanha. Mas não foi o único.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Eduardo Cury, confirmado como candidato do PL a prefeitura de São José dos campos no sábado, também precisou interromper o discurso. Foi no momento em que lembrou da esposa do ex-prefeito Emanuel Fernandes. Juana Blanco faleceu em 2013. “A Lia (filha de Juana e Emanuel), ela é meio um fruto dessa linhagem política…”. Neste momento, ele precisou interromper o discurso brevemente. “A espanhola, mãe dela, era brava pra caramba, entendeu? Era brava, mas era boa de política”, completou.
Mas foi Dr. Elton, lançado na disputa pela prefeitura pelo União Brasil também no sábado, que chorou. “Eu quero agradecer pelo apoio irrestrito da minha eterna e única companheira, a Regina. Aplausos pra você. Eu te amo. Quero agradecer minha família. Meu pai tá aqui, minhas irmãs, minha mãe”. Ao final da frase, ele retirou os óculos, enxugou os olhos e seguiu.
Os momentos de forte emoção em três das cinco convenções do fim de semana foram pontuais. Na maioria do tempo, os políticos – todos de oposição – desferiram críticas aos atuais prefeitos de São José e Taubaté. Em Taubaté, a convenção conjunta do PT, PCdoB e PV foi além. Os discursos exaltaram o presidente Lula e projetaram as eleições presidenciais de 2026. Num momento de silêncio na convenção de sábado, provocado pela falha na exibição de um vídeo, logo um coro ganhou o auditório da Câmara Municipal de Taubaté, local do evento. “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”.
Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin participou da convenção que lançou Loreny a prefeitura de Taubaté no domingo (28). Mas, no vídeo gravado, o político cometeu uma gafe e errou a pronúncia do nome da candidata. Em vez de “Lorêni”, a chamou de “Lorení”. “Ele sempre me chama de ‘Lorení’. Ele não aprende”, cochichou, bem humorada – e política – a pré-candidata do Solidariedade.
Convenção Solidariedade – Taubaté
O tema da vitória, que embalou as conquistas de Ayrton Senna, animava a convenção de Loreny (Solidariedade). A política subiu ao palco da convenção saltitante, com a alegria e disposição de quem tem 33 anos. A mais jovem entre todos os candidatos que disputam a prefeitura de Taubaté. No palco, foi recebida pelo experiente Paulinho da Força, ex-presidente da Força Sindical, deputado federal por 5 mandatos, e atual presidente nacional do Solidariedade. “Ter relação em Brasília é importante, porque é lá que a gente consegue mais recursos, né?”, afirmou Paulinho da Força sobre a importância de eleger Loreny. Outro político presente foi Aldo Rebelo (MDB). Ex-ministro nos governos Lula 1, Dilma 1 e 2, e deputado federal por 5 mandatos pelo PCdoB, o agora ex-comunista, foi exonerado da Secretaria Municipal de Relações Internacionais da prefeitura São Paulo para se dedicar exclusivamente a campanha de reeleição de Ricardo Nunes (MDB). A candidatura tem a simpatia do ex-presidente Jair Bolsonaro. Loreny afirmou que quer deixar um bom legado em Taubaté. E pediu uma oportunidade para governar a cidade.
Veja vídeo com trechos do discurso de Loreny:
Veja vídeo com trechos do discurso de Loreny (Solidariedade)
Convenção PT – Taubaté
Curiosamente, coube ao PT, partido crítico a militarização da política, lançar um coronel da reserva da PM a disputa da prefeitura. Coronel Paulo Ribeiro, 60 anos, foi o nome escolhido. Ele já foi filiado ao MDB, Solidariedade, PSOL e PSB. “Como diz um trecho do hino: ‘verás que um filho teu não foge a luta’. E na canção da infantaria (Ardor do Infante) diz que ‘é no combate que o infante é forte’”, disse Paulo Ribeiro. O tema da segurança será central na campanha do candidato. “Não há política pública que funcione dentro de um clima de insegurança pública como esse. Com uma cidade violenta, os meios de saúde, de educação, ou de qualquer outro meio serão afetados”, completou.
Veja vídeo com trechos do discurso do Coronel Paulo Ribeiro:
Veja vídeo com trechos do discurso do coronel Paulo Ribeiro (PT)
Convenção Novo – Taubaté
A grande quantidade de camisetas alaranjadas, com a logomarca do partido Novo, causavam impacto ao entrar na convenção. Aos 37 anos, Sérgio Victor vai disputar a primeira eleição para prefeito de Taubaté. Administrador e Economista, com pós-graduação em Marketing, o candidato afirma que busca soluções para os problemas de Taubaté em outras cidades. “Como vocês sabem, turma, a gente sempre fala de replicar boas práticas, de aprender com quem já fez bem feito. Os problemas que Taubaté tem hoje, infelizmente, não conseguiu aprender com os acertos dos outros”. Sérgio Victor foi deputado estadual de 2019 a 2022. Mas não conseguiu se eleger. Enfrentando a segunda campanha política de sua vida, foi claro em relação as duas metas que tem. “Uma é ganhar a eleição. A outra é manter o meu casamento”, disse, com bom-humor, ao brincar com a esposa, presente na convenção.
Veja vídeo com trechos do discurso de Sérgio Victor:
Veja vídeo com trechos do discurso de Sérgio Victor (Novo)
Convenção PL – São José dos Campos
“Quando eu vi a possibilidade de o Cury entrar no PL, nós demos a vida para isso”, destacou Valdemar Costa Neto, presidente do PL. Os elogios rasgados demonstram a importância com que o PL enxerga as vitórias em São José e no Vale do Paraíba. Eduardo Cury justificou a troca do PSDB pelo PL como a busca por um projeto maior. Passou boa parte de seu discurso explicando o que o motivou a disputar a prefeitura da cidade novamente. E, mesmo sem citar diretamente nenhum político, não escondeu sua mágoa com antigos aliados. “Eu não tenho raiva dos meus adversários. Não, não. Às vezes, eu tenho pena. Às vezes eu fico triste pela cidade que poderia estar muito melhor. Mas eu não tenho raiva. Porque os problemas não são as pessoas. São as ideias equivocadas. São alguns dogmas equivocados”. O político não apresentou nenhuma proposta concreta para a cidade. Mas prometeu que vai detalhar seu plano no dia 16 de agosto.
Veja vídeo com trechos do discurso de Eduardo Cury:
Veja vídeo com trechos do discurso do Eduardo Cury (PL)
Convenção União Brasil – São José dos Campos
“O tema da vitória! Esse tema vai ser nosso. É ou não é?”, perguntou o animador da convenção do União Brasil, ostentando um bonito chapéu de cowboy, e sem saber que a mesma música tocaria, no dia seguinte, na convenção de Loreny, em Taubaté. Dr. Elton foi confirmado como candidato do União Brasil. Ele terá o apoio do PSB, Avante, PRTB, Agir e Democracia Cristã. Ex-vereador por dois mandatos e deputado estadual desde 2022, Dr. Elton gosta de citar a sua formação: a Medicina. Foram várias citações e comparações entre a política e os cuidados a um paciente ao longo do seu discurso. “Uma comparação com hospital pra explicar um pouquinho melhor. Eu avalio que São José, se não tiver um olhar pra futuro, e quando eu falo de futuro é um pensamento não é de 4 anos de mandato. É 10, 20, 30 anos. Muito em breve a gente vai acabar parando no balcão da emergência ou até mesmo na UTI”.
Veja vídeo com trechos do discurso de Dr. Elton:
Veja vídeo com trechos do discurso do Dr. Elton (União)
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.