
Faltando dois meses para o início do verão, é grande a expectativa dos comerciantes em relação às vendas, principalmente daqueles que têm os seus negócios em cidades litorâneas. E esse otimismo tem fundamento. Pesquisa realizada pela plataforma Booking.com aponta que 94% dos turistas brasileiros vão viajar no próximo verão, sendo que o litoral é o destino preferido por 66% deles.
Para o comércio litorâneo, a temporada de verão representa uma parcela significativa da receita anual. Restaurantes, bares, supermercados, farmácias e indústrias são alguns dos estabelecimentos que experimentam um aumento considerável nas vendas, sendo comum que muitos comércios dessas regiões contratem funcionários temporários para lidar com o volume adicional de clientes.
No caso específico de restaurantes, o empresário Antônio Carlos Guimarães, proprietário do Senhor Sushi, de Guaratuba, espera um aumento no movimento de 70% com a chegada do verão em comparação a outros meses do ano. Já em relação ao verão passado, a projeção é de um crescimento entre 30% e 40%, impulsionado pelo maior número de turistas e pelo aumento na ocupação dos estabelecimentos locais.
O verão também aquece a demanda por produtos de higiene. Por exemplo, a indústria Ripz, que é especializada na produção de papéis para higiene, registrou no último verão um aumento de 55% nas vendas para as cidades do litoral do Paraná. Este crescimento foi impulsionado pelas vendas feitas a hotéis, pousadas, restaurantes e comércios locais que se preparam para receber o grande fluxo de turistas. Para atender a demanda, a diretora comercial da indústria, Mirian Rieper, destaca que é importante se antecipar para garantir que o estoque seja suficiente para atender o aumento de fluxo de pessoas. Além do planejamento do estoque, outras estratégias também não podem ser esquecidas como a adoção de uma
logística eficiente para garantir o abastecimento, e a contratação de mão de obra temporária.