Um avião caça da FAB (Força Aérea Brasileira) caiu na tarde desta terça-feira (22) na região metropolitana de Natal (RN) durante um voo de treinamento. O piloto usou o sistema de ejeção da aeronave e foi resgatado com vida.
Essa ferramenta pode ser utilizada em casos de emergência com aviões militares e é considerada segura para salvar que está comandando o veículo em momentos críticos. Entenda como funciona o sistema de ejeção.
De acordo com o Dr. Annibal Hetem, professor de Propulsão do curso de Engenharia Aeroespacial da UFABC (Universidade Federal do ABC), esse dispositivo instalado no assento de caças supersônicos se assemelha aos motores de foguetes e dá impulso para enviar o tripulante o mais distante possível da aeronave.
“Além de acionar o assento ejetor, o ‘teto’ (ou os vidros) acima do piloto também são ejetados com dispositivos explosivos. O uso de foguetes e dispositivos explosivos é imperativo para que a operação ocorra com a velocidade adequada”, disse em entrevista à CNN.
E ressaltou: “É importante que o piloto tenha treinamento específico para suportar essa manobra.”
Mesmo sendo considerada segura para salvar a vida de um tripulante em risco de colisão ou falha, é uma medida extrema. “Não é isenta de riscos, pois a ejeção pode causar lesões, especialmente se ocorrer em velocidades muito altas”, explicou o professor.
A utilização dessa ferramenta pode causar danos à saúde do piloto. “Entre os problemas mais comuns estão fraturas ósseas, compressão espinhal e lesões no pescoço ou coluna devido à aceleração da ejeção”, disse o professor da UFABC.
Esse sistema só existe em caças, não se aplicando para aeronaves que fazem voos comerciais — que civis usam para fazer viagens cotidianas. Esse tipo de avião tem outras estratégias para salvar os passageiros em imprevistos.
“Em caso de emergência, os passageiros saem através das saídas de emergência usando escorregadores infláveis, que permitem uma evacuação rápida e segura após o pouso”, comentou Hetem.
Segundo ele, esses dispositivos não são usados em veículos que fazem voos comerciais porque “seriam impraticáveis para aviões de passageiros devido ao tamanho da aeronave, o número de passageiros e a necessidade de segurança coletiva em situações de emergência.”
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Este conteúdo foi originalmente publicado em Acidente com avião da FAB: saiba como funciona o sistema ejetor da aeronave no site CNN Brasil.