Enquanto contas públicas estiverem fora do lugar, Brasil terá juro astronômico, diz Armínio Fraga

O ex-presidente do Banco Central (BC), Armínio Fraga, afirmou durante o evento Bloomberg New Economy at B20, nesta quarta-feira (23), que enquanto as finanças públicas do Brasil estiverem “fora do lugar” as taxas de juros no país estarão em patamares “astronômicos”.

“O fiscal é componente importante. Com frequência, quando se discute este assunto, se fala da relação com dívida e taxas de juros. Essa é uma relação correta”, disse a jornalistas.

“Neste ponto, o Brasil já deveria ter entendido que responsabilidade fiscal. Enquanto o Brasil tiver as finanças públicas fora do lugar, estaremos com taxas de juros astronômicas”.

Na sequência, o ex-banqueiro central afirmou que é “muito difícil” o Brasil se desenvolver plenamente com as taxas de juros atuais. A Selic real, aquela que desconta a inflação, ficou em 7,33% em setembro de 2024.

Na visão de Fraga, no entanto, a problemática não é somente a relação entre receitas e gastos, mas também a qualidade desta despesa. O economista questionou as prioridades do orçamento público e mencionou o tamanho dos gastos com previdência, folha de pagamentos e subsídios fiscais.

Antes, em painel no evento realizado em São Paulo, Armínio Fraga havia indicado que o Brasil vive há 43 anos com crescimento aquém de seu potencial e pediu que o país “aprenda com seus erros”.

Siga o CNN Money

O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.

Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.

O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!

Este conteúdo foi originalmente publicado em Enquanto contas públicas estiverem fora do lugar, Brasil terá juro astronômico, diz Armínio Fraga no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.