Crescimento do mercado congelados estimula novos negócios

Crescimento do mercado congelados estimula novos negócios

Como reflexo das mudanças de hábito da população, que busca mais praticidade e conveniência, o mercado de alimentos congelados tem registrado crescimento significativo nestes últimos anos. A previsão global é que até 2029 haverá um crescimento de mais de 5%, o que resultaria num faturamento superior a US$ 400 bilhões. 

Só para se ter uma ideia da potência do mercado, estudos apontam que 60% da população brasileira consomem alimentos congelados, sendo que 20% o fazem com frequência.

De olho neste mercado, e visando a necessidade de inovar e buscar novos negócios, o grupo Risotolândia criou a empresa Eat´s Good. Eu conversei com o gerente de Projetos e de Marca do grupo paranaense, Carlo Tulio, e ele me informou que desde o ano passado a nova indústria passou a ocupar uma unidade de produção junto à planta de Araucária.

O executivo me contou que o projeto recebeu investimento de R$ 580 mil. Segundo Tulio, a fabricação de congelados pela Risotolândia começou seis anos atrás, para consumo interno do grupo. No ano passado, quando iniciou suas atividades visando o varejo, a Eat´s Good faturou R$ 500 mil. Para 2024, a expectativa é de um faturamento de R$ 1,5 milhão, ou três vezes mais, e para 2025 quer duplicar o valor de vendas deste ano.

Eu perguntei ao gerente de Projetos e Marcas, ao que ele atribui este crescimento tão expressivo no faturamento, e ele me disse que isso se deve à entrada em novas redes varejistas. Hoje, por exemplo, a empresa já está presente com seus produtos congelados em mais de 200 pontos de venda.

Além de vender para o varejo, a Est´s Good também está fabricando refeições congeladas para marca própria de grandes players do varejo e, há 20 dias, começou a vender online, visando atender um público que está acostumado a fazer compras no comércio eletrônico.

Segundo informações que me foram passadas pelo gerente de Projetos e Marca, a indústria tem capacidade para produzir 40 mil pratos mensais. Em julho, a produção foi de 10 mil e 500 refeições, com um portfólio de 11 pratos diferentes e, em breve, deve entrar no mercado vegano.

Por fim, o setor de food service também está sendo impactado pelo crescimento do mercado de alimentos congelados. Restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos de alimentação fora do lar estão incorporando cada vez mais opções de alimentos congelados em seus cardápios. Isso permite que os estabelecimentos ofereçam refeições rápidas e práticas aos clientes, sem comprometer a qualidade dos alimentos. Além disso, o uso de alimentos congelados no food service ajuda a otimizar a operação, reduzindo o tempo de preparo e minimizando as perdas de ingredientes.

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