Seletiva nacional começa em Intermares

Praia de Intermares, pico tradicional de surfe. Foto: Damangar/CBSurf

Surfistas que entregam mais do que performances, ensinam que os desafios da vida são para serem vencidos, transformando uma competição em um desfile de histórias de superação, amor a vida e as ondas. Assim é o Parasurf, modalidade que abriga atletas paralímpicos estará representada pelos melhores competidores brasileiros na praia de Intermares, em Cabedelo, cidade vizinha a capital paraibana.  Para a disputa da seletiva brasileira que irá selecionar o time brasileiro que irá representar o Brasil na 9ª edição do ISA World Para Surfing Championship (WPSC) que retornará a Huntington Beach, Califórnia, de 3 a 9 de novembro de 2024.

O CBSurf Cabedelo Parasurf 2024, realizada pela Confederação Brasileira de Surf em parceria com a Federação Paraibana de Surf. Montou uma estrutura com total acessibilidade para os atletas e o público participarem de um evento que é exemplo para o mundo todo.

Serão 53 surfistas, 41 homens e 12 mulheres, de onze estados diferente, estarão de 8 e 11 de agosto na praia paraibana, disputando uma vaga em cada categoria para a seleção brasileira. O Rio de Janeiro é o estado que chega com mais representantes, são 10, 7 na masculina e 3 na feminina. Também estão representados em Intermares: SãoPaulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Alagoas e Paraíba, que tem quatro surfistas competindo na categoria masculina com o privilégio de estarem surfando em casa.

Roberto e Otavio Pino. Foto: Lima jr/CBSurf

O bicampeão mundial Roberto Pino (PE) estará em Cabedelo e trouxe seus dois filhos Otavio e Lara para competir também. A família Pino não compete só na parasurf participa também da master, onde já conseguiu bons resultados. Mas é na categoria onde ele se consagrou que ele não deixa o amor de pai prevalecer. Na disputa pelas ondas Beto não perde fácil. A carioca Monique Oliveira também chega com a experiência de uma campeã brasileira e promete um momento emocionante como foi no evento de 2023.

Grandes eventos só são possíveis com o apoio importantes, como no CBSurf Cabedelo Parasurf 2024 através de Fabio Araujo, secretário Nacional de Paradesporto e de André Fufuca, ministro do esporte do Brasil.

As categorias são divididas assim:

  • PS – Stand 1 Masculino / Feminino

Para surfista que surfam ondas em pé com uma deficiência na parte superior do corpo ou baixa estatura

  • PS – Stand 2 Masculino / Feminino:

Para surfista que que surfe em pé e tenha amputação, atrofia ou deficiência congênita ou equivalente abaixo do joelho, ou diferença no comprimento das pernas

  • PS – Stand 3 Masculino / Feminino:

Para surfista que surfe em pé e tenha amputação acima do joelho ou amputações em ambas as extremidades inferiores, ou deficiência congênita ou equivalente.

  • PS – Prone 1 Masculino/ Feminino:

Para surfista que surfa a onda em uma posição de bruços que NÃO requer assistência para remar em uma onda e voltar para a prancha com segurança.

  • PS – Prone 2 Masculino / Feminino:

para surfista que surfa a onda em uma posição de bruços que REQUER assistência na água, remando em uma onda e voltando para a prancha com segurança.

  • PS – Kneel Masculino / Feminino:

Para surfista que surfa uma onda ajoelhado ou sentado sem posição de remo, com amputação acima do joelho ou amputações de membros inferiores ou deficiência equivalente congênita.

  • PS – Sit Masculino / Feminino:

Para surfista que surfa na onda em uma posição sentada que NÃO requer assistência para remar em uma onda e voltar para a prancha com segurança.

  • PS – Visual I 1 Masculino / Feminino:

Para surfista que pega uma onda em pé com classificação IBSA Nível B1.

  • PS – Visual I 2 Masculino / Feminino:

Para surfista que pega uma onda em pé com classificação IBSA Nível B2 e Nível B3

  • PS – Surdo Masculino / Feminino
  • PS – Down: Masculino / Feminino
  • PS – Autista Masculino / Feminino

                             

A abertura do evento será nessa sexta-feira, as 09:00 h, será transmitida ao vivo no canal CBSurfPLAY e no site cbsurf.org.br

Realização: Confederação Brasiliera de Surf em parceria com a Federação Paraibana de Surf

Patrocínio:  Cabedelo Governo Municipal, Jisk , Uninassau e Baía Formosa Parque

Apoio: Secretaria Nacional de Paradesporto – SNPAR , Rodas da Liberdade, Edgo Surfboards ,   Fu-Wax , Surfland Brasil , Açai Araxá,  Skatebalance, Dermage, ASC – Associação de Surf de Cabedelo

 

Sobre a CBSurf

Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e também pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf.

A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf.

Todos, nas categorias masculina e feminina. Acompanhando o enorme sucesso do surf brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto na Olimpíada do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surf, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro.

A CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surf brasileiro.

Imagens no link: 

https://drive.google.com/drive/folders/1gTh6fs8xhqTgiyPEfnmjz53JWlJpqaj1?usp=sharing

Fotos: Alexandre Gondim e Lima Jr

Assessor de Imprensa: Alexandre Gondim: (81) 999512006 – [email protected]

————————————————
Siga o nosso Instagram:   @cbsurfoficial
Inscreva-se em nosso canal do YouTube: CBSurfPLAY
Siga o nosso TikTok: @cbsurfoficial
Siga a gente no Twitter (X): cbsurf_oficial
Confira o calendário CBSurf 2024 atualizado: CALENDÁRIO
————————————————

The post Seletiva nacional começa em Intermares appeared first on RicoSurf.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.