Usina de asfalto é instalada em canteiro de obras no aeroporto de Fernando de Noronha


Governo do estado informou que todos os equipamentos necessários para recuperar a pista do terminal aeroviário estão na ilha, mas não divulgou data do início da pavimentação. Usina de asfalto foi instalada no local da obra
Semobi/Divulgação
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) informou que foi executada mais uma etapa da obra de recuperação da pista do aeroporto de Fernando de Noronha. A usina de asfalto foi instalada, nesta quarta-feira (14), no canteiro de obras do local.
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Desde outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu pousos, em Fernando de Noronha, de aviões de grande porte, como Boeings e jatos. O motivo foram as fissuras e os buracos existentes na pista do aeroporto.
Com a proibição, a companhia aérea Azul passou a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol suspendeu as atividades na ilha. A empresa Voepass iniciou viagens para Noronha em janeiro do ano passado, com a aeronave ATR.
A obra está orçada em R$ 60 milhões. O governo do estado não divulgou a previsão do início dos trabalhos de pavimentação.
“O equipamento vai receber, nos próximos dias, o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), necessário para os serviços de restauração dos pavimentos”, informou a Semobi, em nota.
Ainda segundo a Secretaria Estadual de Mobilidade, foi concluído o transporte de todos os equipamentos essenciais para a execução dos serviços desembarcados na ilha. Foram enviados para Noronha rolos compactadores, pavimentadoras, fresadoras, caminhão espargidor de asfalto e a usina de asfalto.
De acordo com o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Diogo Bezerra:
A instalação da usina no canteiro do aeroporto vai permitir a produção, no local, de misturas asfálticas, otimizando o processo de pavimentação sem a necessidade de insumos externos;
O cimento asfáltico só pode ser transportado em quantidades limitadas de 15 toneladas por viagem, devido ao risco ambiental que representa;
A operação exige uma logística alinhada com o cuidado ao meio ambiente.
Histórico
O cronograma da obra no aeroporto de Fernando de Noronha mudou diversas vezes, como listado a seguir:
Dezembro de 2022: o governo Paulo Câmara (PSB) divulgou que o trabalho de pavimentação começaria em abril de 2023;
Outubro de 2023: a Semobi informou que “as obras de recuperação dos pavimentos do Aeroporto Carlos Wilson seriam realizadas a partir de fevereiro de 2024, com os serviços de pavimentação do eixo central da pista e cabeceiras. A previsão do término da primeira fase dos trabalhos é o final de março de 2024″;
Novembro de 2023: a gestora de Contratos e Aeródromos da Semobi, Cristiane Melo, afirmou que o material asfáltico chegaria na ilha em fevereiro de 2024 e a nova previsão era que o trabalho de recuperação do eixo central da pista terminaria em abril deste ano;
Abril de 2024: após 44 dias de deslocamento, a usina de produção de asfalto chegou a Fernando de Noronha;
Maio de 2024: o gerente de Projetos Especiais da Semobi, Antônio Olímpio, informou que a pavimentação da pista do aeroporto começaria até o final do junho;
Julho de 2024: Antônio Olímpio voltou a informar uma nova previsão para início da obra, declarando que os trabalhos de pavimentação da pista começariam até o final de julho.
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