Mel Lisboa é tão Rita Lee em cena de musical paulistano que justifica a indicação ao Prêmio Shell de Teatro


Mel Lisboa recria foto icônica de Rita Lee (1947 – 2023) na capa de álbum de 1980 para promover musical que lhe rendeu indicação ao Prêmio Shell
Priscila Prade
♫ Divulgada na manhã de hoje, 14 de agosto, a lista de indicados à 35ª edição do Prêmio Shell de Teatro inclui o nome de Mel Lisboa. A artista concorre na categoria Atriz pela interpretação de Rita Lee (31 de dezembro de 1947 – 8 de maio de 2023) no espetáculo Rita Lee – Uma autobiografia musical, blockbuster da temporada paulistana de 2024 desde que o musical entrou em cena no fim de abril.
A indicação de Mel Lisboa ao Prêmio Shell é tão surpreendente quanto merecida. A surpresa vem do fato de que, historicamente, a prestigiada premiação nem sempre evidencia musicais de teatro, sobretudo na área de interpretação. O merecimento vem do fato de que, sim, Mel Lisboa é Rita Lee em cena.
Mel é tão Rita no palco que, na primeira versão do musical, encenado em 2014 com o título Rita Lee mora ao lado, a interpretação da artista gaúcha sobressaiu a ponto de abafar a confusão da dramaturgia, repleta de alucinações e imprecisões históricas.
O atual espetáculo Rita Lee – Uma autobiografia musical é espetáculo muito melhor do que a peça de 2014. Há mais foco e precisão na narrativa baseada no livro lançado por Rita em 2016. Ainda assim, o ponto mais luminoso é mesmo a interpretação de Mel Lisboa, que vive Rita Lee com a leveza pop da roqueira e com o auxílio de primorosa caracterização.
A julgar pela tradição do Prêmio Shell, é pouco provável que Mel Lisboa seja eleita a melhor atriz de teatro da temporada paulistana de 2024 (as indicações de hoje são referentes somente ao primeiro semestre, as do segundo serão anunciadas somente em 2025). Mas a inclusão da atriz entre os indicados já é um feito digno de aplausos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.