Omoda e Jaecoo, submarcas da Chery, chegam ao Brasil em 2025 para brigar com BYD e GWM; conheça


Primeiros carros serão o Omoda 5 e Jaecoo 7, as marcas prometem lançar 10 SUVs em dois anos e alcançar 30 mil emplacamentos anuais no Brasil. Omoda 5 EV, modelo 100% elétrico
Imagem: André Fogaça/g1
Jaecoo e Omoda, submarcas do grupo chinês Chery, anunciaram a data de início das vendas no Brasil: primeiro trimestre de 2025. Para abrir a fila serão dois SUVs, o Omoda 5 e o Jaecoo 7.
As duas marcas foram criadas pelo grupo Chery para ajudar na expansão da companhia em mercados fora da China, como Espanha, Rússia, Reino Unido, África do Sul, México e agora o Brasil.
Com nomes diferentes, a empresa pode também criar produtos focados em públicos distintos.
Por aqui e em outros mercados a Omoda traz ares de modernidade, tecnologia e foco no público jovem. A Jaecoo é mais clássica, tem modelos potentes e também off-road, com visual semelhante aos grandes da Europa, Japão e Estados Unidos — como Volkswagen, Fiat, Jeep e Toyota.
Os planos da Jaecoo e Omoda para o Brasil envolvem o lançamento até 10 veículos diferentes nos próximos dois anos, todos no segmento dos SUVs.
Inicialmente as vendas serão de veículos importados, mas ambas terão carros fabricados no Brasil, na antiga fábrica da Chery, localizada em Jacareí (SP). Também por lá, a empresa se prepara para produzir motores híbridos flex, já em testes no Omoda 5.
A pretensão do grupo é chegar a 30 mil carros vendidos por ano no mercado brasileiro, além de uma parcela extra para exportação em toda a América do Sul. No país, a empresa já mapeou 50 pontos de interesse para concessionárias.
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Omoda 5
Omoda 5
O Omoda 5 é um SUV-cupê e chega para disputar espaço com uma gama enorme de concorrentes eletrificados ou não. Indo desde o Volkswagen Nivus, Fiat Fastback até o BYD Dolphin.
Isso porque são duas versões: uma 100% elétrica e outra híbrida leve. Ambas chegam ao Brasil durante do primeiro trimestre de 2025, ainda sem preço revelado.
O que já se sabe é que a Omoda quer posicionar os seus modelos em patamares de valor abaixo do Haval H6, da GWM, vendido a partir de R$ 206 mil. Não deve também canibalizar o Chery Tiggo 7 Pro Hybrid, que custa a partir dos R$ 173,9 mil.
Por óbvio, o mais caro será o elétrico, que tem pacote de baterias com 61 kWh, suficientes para autonomia de 350 quilômetros. O motor chega a 204 cv de potência, com torque de 34,7 kgfm, alcançados de forma instantânea.
Já a versão híbrida leve — que possui apenas uma bateria de 48V para funções do carro, mas não para tração das rodas — tem motor 1.5 turbo, com potência de 160 cv e 25,5 kgfm para o torque.
O câmbio CVT simula nove marchas, e é o mesmo do Chery Tiggo 7. No Brasil, o conjunto é flex, abastecido com gasolina ou etanol.
Pensando justamente na marca Chery, o Omoda tem como diferenciais as linhas de carro mais moderno, enquanto ainda é um SUV-cupê. Outro ponto importante está no acabamento, especialmente para os bancos com visual de concha, típico dos carros esportivos.
Jaecoo 7
Jaecoo 7
O Jaecoo 7 será lançado no Brasil junto do Omoda 5 e ele também é um SUV, só que de proporções um pouco maiores. São 10 cm a mais de comprimento e 4 cm de entre-eixos, que amplia o espaço interno.
Outra diferença está no visual da frente do carro, mais alinhado com modelos off-road que entregam luxo junto de robustez para enfrentar estradas de terra. Por dentro, as linhas retas no acabamento reforçam o ar aventureiro, mesmo com a central multimídia grande e na vertical, que segue o minimalismo e modernidade dos veículos da Tesla.
O SUV tem a mesma motorização do Chery Tiggo 8 Pro, sendo um sistema híbrido plug-in, com motor 1.5 turbo em conjunto com dois elétricos.
A potência combinada alcança 317 cv, e a bateria de 18,3 kWh permite que o Jaecoo 7 seja dirigido apenas no modo elétrico por cerca de 80 quilômetros. Com tanque cheio de gasolina, o alcance em modo híbrido chega aos 1,2 mil quilômetros.
Como funcionam os carros elétricos
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