Leila Pinheiro canta João Donato com o piano de Ricardo Bacelar em álbum programado para 27 de setembro


Jaques Morelenbaum figura no disco ‘Donato’, como violoncelista e arranjador, em músicas como ‘A rã’, ‘Brisa do mar’, ‘Flor de maracujá’ e ‘Naquela estação’. Leila Pinheiro se une ao pianista Ricardo Bacelar em álbum que será anunciado em 23 de agosto com o single ‘Lugar comum’
Valdo Silva / Divulgação
♪ João Donato (1934 – 2023) é compositor recorrente na discografia de Leila Pinheiro desde o primeiro álbum da cantora paraense, lançado em 1983 com gravação de então inédita parceria do pianista acreano com Martinho da Vila, Passarinha, música até hoje pouco conhecida e gravada.
Artistas ligados pelo fato de terem nascido no norte do Brasil, Donato e Leila tem os caminhos profissionais postumamente cruzados em álbum que chegará ao mercado em 27 de setembro pelo selo Jasmin Music.
Leila canta somente músicas do compositor neste álbum intitulado Donato e assinada pela artista com o pianista e arranjador cearense Ricardo Bacelar. Também pianista, conhecedora das ricas harmonias da MPB, Leila assina com Bacelar a produção musical do álbum Donato.
Anunciado pelo single que sairá em 23 de agosto, com elegante abordagem voz-e-piano da música Lugar comum (1974), parceria de Donato com Gilberto Gil lançada há 50 anos na voz de Gil, o álbum Donato alinha 12 músicas do compositor.
Várias faixas ostentam arranjos feitos com a colaboração de Jaques Morelenbaum, violoncelista que toca em músicas como A rã (João Donato e Caetano Veloso, 1974), Flor de maracujá (João Donato e Lysias Ênio, 1974 e Naquela estação (João Donato, Caetano Veloso e Ronaldo Bastos, 1990), entre outras.
Além dessas três músicas e de Lugar comum, faixa formatada sem Morelenbaum, a seleção do álbum Donato inclui Brisa do mar (João Donato e Abel Silva, 1981), Naturalmente (João Donato e Caetano Veloso, 1975), Surpresa (João Donato e Caetano Veloso, 1999) e Verbos do amor (João Donato e Abel Silva, 1982).
Gravado no Jasmin Studio por Melk, mixado por Beto Neves no Manduri Studio e masterizado por Carlos Freitas, o álbum de Leila Pinheiro e Ricardo Bacelar se junta às comemorações dos 90 anos que João Donato festejaria em 17 de agosto se não tivesse saído de cena em julho do ano passado.
Ricardo Bacelar e Leila Pinheiro no estúdio na gravação do álbum ‘Donato’
Valdo Silva / Divulgação
Adicionar aos favoritos o Link permanente.