Taxa de desocupação no Ceará tem queda e fica em 7,5%


Dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo IBGE. Taxa de desocupação teve redução no Ceará entre o primeiro e o segundo semestre de 2024
Fabiane de Paula/SVM
A taxa de desocupação entre a população cearense teve queda e ficou em 7,5% no segundo trimestre de 2024, referente aos meses de abril, maio e junho. Isso que significa que cerca de 293 mil cearenses em idade para trabalhar não possuíam trabalho no período da pesquisa, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo IBGE.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O resultado aponta que houve uma redução 1,1% na taxa de desocupação no segundo trimestre de 2024 em comparação com o primeiro trimestre do ano, de janeiro a março, quando a desocupação no Ceará era de 8,6%.
De um trimestre para outro, houve um decréscimo de 45 mil pessoas no número de desocupados – ou seja, neste período, cerca de 45 mil pessoas encontraram um trabalho no Ceará. Neste período, o rendimento médio do trabalhador cearense ficou em R$ 2.164.
A redução do desocupação neste segundo trimestre de 2024 no Ceará seguiu um padrão observado na maior parte dos estados brasileiros – conforme o IBGE, no período houve redução da taxa de desocupação em 15 das 27 unidades federativas.
Entre outros dados, a pesquisa PNAD aponta que mais da metade dos cerca de 3,6 milhões de cearenses ocupados estão na informalidade – em torno de 1,9 milhões de cearenses são trabalhadores informais, o que corresponde a 53% dos cearenses ocupados.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.