O presidente Joe Biden não sabe como terminará o confronto entre a vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump. Mas ele tem uma certeza: ele poderia ter vencido esta corrida. São declarações de fontes da CNN.
Pessoas próximas a Biden disseram que, dada sua sólida popularidade entre os eleitores brancos da classe trabalhadora ele acredita que poderia ter conquistado os estados do Muro Azul. O grupo inclinou a disputa de 2020 a favor de Biden. Esses locais, hoje, são considerados pelos oficiais da campanha de Harris apenas um de seus caminhos para a vitória.
Biden e seus conselheiros mais próximos acreditam que, caso ele tivesse sido o candidato democrata em 2016 e não Hillary Clinton, Trump não teria vencido esse pleito. O mesmo grupo de eleitores também desempenhou um papel central na eleição do republicano.
Durante a corrida eleitoral de 2016, Biden estava sofrendo com seu falecido filho, Beau. Enquanto Clinton, por sua vez, construía suas operações e garantia o apoio do ex-presidente Barack Obama.
Questionado se Biden teme assumir a culpa pela trajetória desta corrida caso Harris não vença, um assessor sênior do presidente disse à CNN: “Ele está mais preocupado com o que aconteceria ao país se isso acontecesse”.
Acompanhe a apuração em tempo real
A CNN Brasil desenvolveu um mapa interativo, no qual é possível acompanhar em tempo em real a apuração em todos os estados dos EUA.
O mapa é alimentado diretamente com dados da matriz da CNN nos Estados Unidos. Nele, é possível ver a contagem de votos e as projeções dos vencedores.
A CNN Brasil também realiza uma supercobertura ao vivo da disputa entre Kamala Harris e Donald Trump pela Casa Branca nas eleições americanas.
O assunto toma as 24 horas do dia da CNN Brasil, por meio de uma supercobertura nos jornais diários, contando especialmente com a grandiosa estrutura da matriz e com tradução simultânea de alta agilidade.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Biden acredita que poderia vencer Trump na eleição, dizem fontes no site CNN Brasil.