Série ‘Guardians’ captada com produtos Blackmagic Design

“Guardians” é a nova e emocionante série documental que destaca o corajoso trabalho dos guardas-florestais que combatem a caça ilegal no Delta do Zambeze, em Moçambique. Produzida pela Conservation Film Company para a EarthXTV, a série documental de sete episódios de 23 minutos mostra a jornada desses heróis desconhecidos na preservação da vida selvagem ameaçada em um dos ambientes mais desafiadores da África. Por meio de uma cinematografia deslumbrante e de uma narrativa profunda, “Guardians” retrata de uma maneira única as lutas e os triunfos diários desses dedicados heróis.

“Guiada por personagens, ‘Guardians’ é uma série baseada em fatos reais que vai além das manchetes para mostrar ao público como é o trabalho de proteção da vida selvagem na África através dos olhos da população local na linha de frente”, explica Sean Viljoen, diretor e operador de câmera da série. “Queríamos contar a história da forma mais cinematográfica possível.”

Vida selvagem ameaçada
Durante a recente guerra civil no país, a vida selvagem de todas as espécies, incluindo os grandes mamíferos, diminuiu 90 por cento. Posteriormente, protegida, a fauna recuperou-se, mas com o crescimento populacional humano, a caça furtiva de subsistência e a caça furtiva para os mercados de carne de animais silvestres voltaram à atividade.

A Conservation Film Company passou sete semanas filmando ao lado dos 19 guardas florestais responsáveis por proteger os extensos 2 mil quilômetros quadrados da concessão de safari Coutada 11 em Moçambique. Dispondo de recursos limitados, a equipe de produção precisava de ferramentas versáteis para captar imagens de alta qualidade e, ao mesmo tempo, minimizar as complexidades logísticas.

Para “Guardians”, uma ampla lista de kits de câmeras digitais cinematográficas foi utilizada, incluindo a Blackmagic URSA Mini Pro 12K, a Blackmagic URSA Mini Pro 12K OLPF e a Blackmagic URSA Mini Pro 4.6K G2, além de várias unidades da Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro.

“A maior parte do conteúdo que filmamos foi com a câmera na mão. Muitas vezes andávamos na garupa das motos dos heróis que combatem a caça ilegal, o que limitava a quantidade de kits que podíamos levar conosco; sem contar que estávamos tentando cobrir vários tipos diferentes de conteúdo. Todas as nossas câmeras foram equipadas o mínimo possível para filmagens estilo guerrilha”, observa Viljoen.

Para a maior parte dos diálogos, eles recorreram às URSA Mini Pro 12Ks, muitas vezes usando a Pocket Cinema Camera 6K Pro como terceira câmera, seja em uma lente mais longa, como uma Canon 70-200mm f2.8, ou uma Canon 200-400mm f4. A URSA Mini Pro 12K OLPF foi equipada com uma Fujinon XK20-120mm T3.5. Já a URSA Mini Pro 12K foi usada principalmente com cine zooms DZO.

A equipe de produção também equipou uma Pocket Cinema Camera 6K Pro em um gimbal Ronin S3 Pro e usou uma lente Sigma 18-35mm f1.8 para filmar em espaços apertados, como dentro de veículos acompanhando a equipe anti-caça furtiva. Para os planos aéreos, eles usaram o drone DJI Mavic 3.

Viljoen diz que ficou impressionado com a qualidade das imagens. “Fiquei muito feliz com o desempenho do 12K, dadas as condições nas quais filmamos. Grande parte deste projeto envolve filmagens exteriores que usam apenas luz natural, e a maneira como o 12K controla os realces é particularmente bonita. O codec Blackmagic RAW também proporciona muita liberdade para trabalhar.”

Filmar no mato foi particularmente difícil para o kit de câmera. As temperaturas durante o dia costumam chegar a 40 graus Celsius, e a umidade é alta. “Quando o sol começa a nascer pela manhã, há muita condensação nas lentes, e isso é bastante desafiador. Tínhamos algumas câmeras nesta produção como reservas, mas no final não precisamos delas.”

Encontrando o corte final
Além de Viljoen, na equipe estavam o diretor de fotografia Garth de Bruno Austin, o operador de câmera Keenan Ferguson e o editor Joe Krenzer, que também atuou como DIT. “Como estávamos filmando o piloto ao mesmo tempo que os outros episódios, foi muito útil ter o Joe no local. Ele editou o primeiro episódio e destacou o que estava faltando em termos de filmagens complementares para ajudar a ajustar o formato do programa”, explica Viljoen.

Krenzer criou uma estação de edição em uma tenda, descarregando cartões em duas unidades de 32 TB para criar proxies durante a noite, prontos para edição no software de edição, gradação de cores, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio no dia seguinte. Eles gravaram 25 TB de dados durante toda a série.

“Fazemos toda a nossa pós-produção no Resolve, incluindo edição, gradação de cores e masterização”, diz Viljoen. “Vi muitos benefícios em fazer isso. Seja uma produção de maior orçamento e com muitas pessoas em nossas instalações na Cidade do Cabo, ou apenas viajando com meu laptop, podemos usar apenas uma plataforma. É muito eficiente nesse sentido.”

De Bruno Austin aplicou LUTs às duas URSA Mini Pro 12K, que passaram a ser o visual básico da série e foram usadas para ajudar a combinar imagens e exposições de outras câmeras. “Você precisa expor corretamente em 12K ao trabalhar com o ISO em 3200, e sabíamos bem que uma imagem que ficava boa em um monitor brilhante poderia ficar bem diferente em um ambiente com pouca luz, então a LUT que Garth criou ajudou nisso”, diz Viljoen.

Eles filmaram em 8K com compressão 12:1 para entrega final em 4K UHD. Essa proporção foi considerada um bom equilíbrio entre o tamanho do arquivo e o armazenamento em locação. “Queríamos tirar o máximo proveito da imagem e dos benefícios da subamostragem filmando em 8K. Ficamos extremamente felizes com as imagens e com a quantidade de informações para trabalhar”, explicou Viljoen.

Exibições para a comunidade
Pode acontecer em algumas produções que um programa é transmitido para todo o mundo, mas as pessoas que participaram da produção nunca conseguem vê-lo. A Conservation Film Company organizou uma exibição especial de episódios para os guardas-florestais e suas famílias em um salão. “Foi muito importante compartilhar com a comunidade o que filmamos porque, fora os próprios guardas-florestais, poucas pessoas dali compreendem tudo o que fazem para encontrar, vigiar e prender os caçadores furtivos. “Esperamos ter feito justiça ao trabalho extraordinário que esses guardas florestais que combatem a caça ilegal fazem para o público no mundo todo, inspirando ações e conscientizando as pessoas sobre a preservação da vida selvagem”, conclui Viljoen.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

O post Série ‘Guardians’ captada com produtos Blackmagic Design apareceu primeiro em Panorama Audiovisual Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.