UNIFEB investe mais de R$ 100 mil em novos livros para o curso de Arquitetura e Urbanismo


Os exemplares já começaram a chegar e serem disponibilizados aos alunos na Biblioteca “Prof. Roberto Rossi Zuccolo”
Crédito: Divulgação
Em mais um avanço acadêmico, o UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) realizou um investimento de mais de R$ 100 mil na aquisição de novos livros para o curso de Arquitetura e Urbanismo. Grande parte dos novos exemplares já chegou e está sendo catalogado e disponibilizado para os estudantes na Biblioteca “Prof. Roberto Rossi Zuccolo”.
O Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, ressalta que o curso de Arquitetura e Urbanismo foi reprojetado a fim de permitir um ensino mais dinâmico e antenado com a evolução acelerada do mercado de trabalho no segmento.
“Temos um olhar muito especial para inovação e qualidade de ensino. Hoje o UNIFEB está novamente consolidado como um dos mais importantes centros universitários do Estado de São Paulo em função do amplo trabalho de remodelação estrutural e acadêmico que está sendo implantado nesses últimos três anos”, destacou.
De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Maria Clara de Oliveira Calil, o Centro Universitário tem promovido uma série de inovações a fim de projetar ainda mais a graduação em Arquitetura e Urbanismo.
“Este curso demanda investimentos em ateliês de projeto, laboratórios, maquetaria, FabLab e também em sua biblioteca. Os livros compõem parte importante dos materiais e equipamentos de apoio ao ensino-aprendizagem. Os novos livros impulsionam o crescimento do curso, incentivam os discentes à leitura, bem como à pesquisa científica”, enfatizou.
Em relação aos títulos adquiridos, Maria Clara destaca que a revisão bibliográfica foi uma das primeiras ações realizadas pela nova coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFEB.
“O processo contou com as seguintes etapas: a primeira foi analisar a bibliografia atual e os títulos presentes na biblioteca; a segunda etapa foi a pesquisa dos títulos clássicos e também dos mais atuais para cada disciplina; e a terceira etapa se constituiu na escolha dos títulos. Todo o processo de escolha foi realizado e amplamente discutido entre a coordenadoria do curso e o seu NDE (Núcleo Docente Estruturante)”, disse.
A bibliotecária Daniela Alexandre explicou que foram adquiridos cerca de 175 títulos. Cada disciplina apresenta três referências bibliográficas básicas e cinco referências complementares, sendo que para cada título das referências básicas foram compradas três unidades e para os títulos das referências complementares foram adquiridas duas unidades, totalizando cerca de 450 volumes.
“Nossa equipe está trabalhando para finalizar o quanto antes a catalogação dos livros e muitos já estão à disposição dos alunos. Esse investimento torna nossa biblioteca ainda mais robusta em termos acadêmicos, lembrando que atualmente possuímos mais de 50 mil exemplares de livros”, ressaltou.
Segundo a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, a Biblioteca do UNIFEB é um equipamento de muita relevância e impacto na formação dos alunos.
“Os livros de Arquitetura e Urbanismo não são apenas complementos das aulas ou ferramentas de pesquisa, mas também importantes instrumentos de referência projetual e, principalmente, de estímulo à criatividade e consolidação da identidade do aluno como futuro arquiteto urbanista”, finalizou Maria Clara.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.