Ideb 2023: veja relação de escolas com os melhores desempenhos e notas por município do Amapá


Levantamento do g1 mostra as cinco escolas com mais pontuações nos ensinos Fundamental 1 e 2 e no Médio a partir dos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dados foram divulgados pelo Inep e pelo Ministério da Educação
Jorge Júnior/Rede Amazônica
O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023, divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação, mostrou que o Amapá não conseguiu alcançar a meta nacional. Apesar do índice, os dados mostraram que o estado conseguiu aumentar o rendimento nos anos finais do ensino fundamental.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
O g1 separou, a partir dos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a relação de escolas com as melhores pontuações no Amapá (Veja a relação mais abaixo).
O levantamento mostra que as escolas públicas com as melhores notas estão na Região Metropolitana de Macapá e Santana.
No ensino médio, o estado apresentou média de 3,8. Já nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), o estado alcançou 5 pontos e nas séries finais do fundamental, 4,3.
O Ideb é calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A pontuação varia de 0 a 10, e quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.
LEIA MAIS:
Amapá não alcança média nacional do Ideb e tem a nota do ensino fundamental mais baixa do país
Aluna da rede pública do Amapá fica em 2º lugar em regional da Olimpíada Nacional de Filosofia
Estudantes do Amapá ganham medalha de bronze em olimpíada de matemática na Coreia do Sul
Escolas com melhores desempenhos no Ensino Fundamental 1:
Escola Municipal Maria Luiza Bello da Silva (Macapá) – 6,9
Escola Estadual Princesa Izabel (Macapá) – 6,9
Escola Municipal Prof Guita (Macapá) – 6,6
Escola Municipal Amapá (Macapá) – 6,5
Escola Estadual Modelo Guanabara (Macapá) – 6,5
Escolas com melhores desempenhos no Ensino Fundamental 2:
Escola Estadual Irmã Santina Rioli (Macapá) – 5,4
Escola Estadual Prof Antonio Messias G. da Silva (Macapá) – 5,3
Escola Estadual Prof Lucimar A. Del Castillo (Macapá) – 5
Escola Estadual Jose de Anchieta (Macapá) – 4,9
Escola Estadual Prof Risalva Freitas do Amaral (Macapá) / Escola Estadual Augusto dos Anjos (Macapá) / Escola Estadual Everaldo Da S Vasconcelos Jr (Santana) / Escola Estadual Prof Joanira Del Castillo (Santana) – 4,8
Escolas com melhores desempenhos no Ensino Médio:
Ifap – Campus Santana (Santana) – 5,6
Escola Estadual Prof Afonso Arinos de Melo Franco (Santana) – 5
Escola Estadual Tiradentes (Macapá) – 4,7
Escola Estadual Prof Antonio Messias G. da Silva (Macapá) – 4,7
Escola Estadual Prof Risalva Freitas do Amaral (Macapá) – 4,6
O levantamento do g1 também mostra as notas por município com as médias dos outros dois resultados anteriores do Ideb. Os campos não preenchidos correspondem à ausência de informações das notas nas tabelas disponibilizadas pelo Inep.
Ensino Fundamental – anos iniciais por município do Amapá
Ensino Fundamental – anos finais por município do Amapá
Ensino Médio – por município do Amapá
A secretária de educação do Amapá, Sandra Casimiro, disse que o resultado é positivo, já que o Amapá subiu cinco posições no ranking nacional, saindo de 27º para 23º lugar.
“Esses números significam que ainda precisamos melhorar, mas que estamos no caminho certo. Implementamos políticas mais eficazes e fizemos investimentos na educação que certamente terão reflexos ainda maiores em 2024”, disse a secretária de educação do Amapá.
De acordo com o governo, em 1 ano e 7 meses foram entregues 11 escolas e adquiridos equipamentos como: 23,9 mil kits de mesas e cadeiras, computadores e materiais didáticos. Ainda segundo o governo, o corpo docente foi fortalecido com a nomeação de mais de 1,8 mil novos servidores da Educação e a formação dos profissionais das zonas rural e urbana.
O destaque nas escolas com as melhores pontuações foi também para o município de Macapá, que passou a ocupar a 17ª posição no ranking das capitais com o melhor indicador, estando entre as 8 capitais que mais cresceram.
“O aumento do IDEB é reflexo de um conjunto de melhorias de infraestrutura e ampliação de ações constantes no Programa Educa Macapá, que capacita os profissionais que atuam nas escolas do município”, descreveu o secretário de educação do município, Madson Millor.
Sobre o Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.