Convenção oficializa Andrea Caldas como candidata a prefeita de Curitiba

Convenção oficializa Andrea Caldas como candidata a prefeita de Curitiba

A professora Andrea Caldas foi confirmada como candidata a prefeita de Curitiba, na convenção realizada na manhã deste sábado (27), pelo PSOL. A chapa foi oficializada com a servidora municipal Letícia Faria na vice.

Saiba mais:

  • Eleições 2024: saiba como funciona composição dos fundos públicos

Com a decisão dos filiados, o partido apresenta aos eleitores da capital uma chapa ‘puro-sangue’, formada com candidatos da mesma sigla. A convenção oficializa, ainda, a primeira candidatura 100% feminina nas eleições deste ano.

Para poder se apresentar oficialmente como candidata nestas eleições, Andrea Caldas aguarda agora a formalização da decisão do partido à Justiça Eleitoral.

Com a decisão do PT de não lançar candidato próprio à prefeitura de Curitiba, Andrea Caldas se coloca como a principal opção do eleitorado de esquerda da cidade. É a primeira vez na história, desde a redemocratização, que o Partido dos Trabalhadores não faz parte da composição de uma chapa, em uma eleição na capital.

Durante a semana, Andrea Caldas foi sondada como provável vice de Requião, que deve ser oficializado como candidato pelo Mobiliza – sigla sem tempo de rádio e TV no primeiro turno, na propaganda eleitoral obrigatória.

Um convite oficial chegou a ser formalizado pelo ex-governador, mas a Executiva do PSOL negou a possibilidade e ratificou a candidatura própria do partido.

Biografias

Andrea Caldas é pedagoga e doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde é professora. A candidata à vice, Letícia Faria, é enfermeira e servidora pública concursada de Curitiba, onde trabalhou por oito anos, no Hospital do Idoso Zilda Arns.

Convenções partidárias

O prazo para a realização das convenções encerra no dia 5 de julho. Neste domingo, o PSB se reúne e deve confirmar o nome de Luciano Ducci, à prefeitura, com Goura, do PDT, na vice.

Até o momento, PT e PSTU já realizaram os encontros, além do PSOL. O Partido dos Trabalhadores oficializou o apoio a Ducci, no último sábado (20). Já o PSTU fechou questão ao definir o nome de Samuel de Mattos, para a corrida ao Palácio 29 de Março.

Reportagem: David Musso

Adicionar aos favoritos o Link permanente.