Como Donald Trump ampliou o apoio entre jovens eleitores para conquistar a vitória


Em 2020, só 41% escolheram o republicano, segundo a Associated Press. Em 2024, 56% dos homens dessa geração votaram em Trump. Para chegar a esse público, as conversas ao pé do ouvido foram essenciais. Durante a campanha, Donald Trump foi entrevistado em vários podcasts
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Um dos desafios da campanha de Donald Trump para conquistar a vitória foi ampliar o apoio entre eleitores jovens.
Para conversar com uma geração que leva os influenciadores no bolso, é preciso falar a língua deles. E Donald Trump precisava falar com homens jovens, da chamada geração Z – que hoje têm de 14 a 27 anos – para se eleger.
São eleitores em idade escolar ou no início da vida profissional. Por isso, votam pensando no próprio bolso e de olho no futuro.
Quando Trump chegou à Casa Branca pela primeira vez, oito anos atrás, muitos deles ainda eram jovens demais pra acompanhar as notícias da política.
Em 2020, 41% escolheram o republicano, segundo uma pesquisa da Associated Press. Em 2024, 56% dos homens dessa geração votaram em Trump. Para chegar a esse público, as conversas ao pé do ouvido foram essenciais.
56% dos homens jovens americanos votaram em Donald Trump em 2024
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Durante a campanha, Donald Trump foi entrevistado em vários podcasts – programas gravados e disponibilizados online – muito populares entre os jovens. Só um deles, do podcaster Joe Rogan, foi ouvido 23 milhões de pessoas.
Donald Trump fazendo dancinha ao lado de influencer
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E para saber quais eram os programas de que precisava participar pra conquistar esse público, Trump contou com um conselheiro da geração Z dentro de casa. Na madrugada de 9 de novembro de 2016, quando saiu o resultado da eleição presidencial, Baron Trump tinha apenas dez anos e parecia sonolento quando o pai fez o discurso da vitória em um hotel de Nova York.
Oito anos e muitos centímetros depois, Baron ganhou estatura – e não apenas fisicamente. Aos 18 anos, o jovem de 2,5 m estuda na Universidade de Nova York e virou conselheiro da campanha do pai.
Antenado com os influenciadores da própria geração, foi Baron que sugeriu a participação no podcast de Adin Ross, por exemplo. Ross, um jovem da Flórida de 24 anos, começou a carreira fazendo transmissões sobre videogames na internet e hoje tem 4,5 milhões de inscritos no canal dele.
Boron Trump ao lado do pai, Donald Trump
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Trump teve que rebolar para aprender a linguagem da nova ferramenta. E pareceu à vontade até no cenário tosco do podcast “Zoando com os Garotos” onde foi recebido calorosamente.
Os bate-papos informais, sem cara de campanha, atingiram em cheio os “garotos” que Trump buscava. A ponto de o empresário da luta livre Dana White – outro aliado de Trump – agradecer nominalmente aos influenciadores enquanto o presidente eleito fazia o discurso da vitória na noite da eleição. Agradecimento gravado na vertical – e devidamente compartilhado nas redes.
Dana White, aliado de Trump, agradeceu nominalmente aos influenciadores no discurso da vitória do republicano
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