Película antirroubo funciona? Há vantagem? Preço compensa?

Deixar o carro estacionado na rua pode torná-lo um alvo fácil para os ladrões. Durante os engarrafamentos do trânsito das grandes metrópoles, como São Paulo, por exemplo, as pessoas também podem ser vítimas das tentativas de assalto. Uma das formas de tentar fugir da insegurança pública é blindar o carro, porém o investimento é alto. Uma alternativa é a película antivandalismo ou antirroubo. 

Diferente da blindagem, porém, ela não protege os vidros do veículo contra balas de armas de fogo. A película de segurança ou antivandalismo pode impedir uma investida contra os vidros do carro, com pedras ou madeiras, por exemplo.

Com investimento a partir de R$ 700 e, podendo chegar a R$ 3.000 — a depender do material –, esse item evita que os vidros sejam quebrados. A película pode ser aplicada nos vidros laterais. 

“Instalada internamente, a película antivandalismo tem por finalidade resistir a impactos mais concentrados, como golpes de vigas de madeiras ou até mesmo barras de ferro, pode resistir também [contra] algumas ferramentas de arrombamento, segurando o vidro e dificultando a entrada”, explica Edisio Aguiar, diretor da Bycar, empresa que trabalha com películas desse tipo.


A camada de proteção no vidro evita que os estilhaços entrem no carro
A camada de proteção no vidro evita que os estilhaços entrem no carro • Divulgação/Freepik

A medida serve como um paliativo, para evitar os estilhaços na quebra do vidro, em uma investida conta o veículo. A vantagem é a facilidade de aplicação e investimento mais baixo — em comparação a uma blindagem. 

O empresário Willamis Ferreira viveu um exemplo prático do item. Após deixar o carro na rua e ouvir o alarme disparar, ele percebeu que um bandido tentou roubar a tela multimídia do veículo, mas, devido à proteção da película, não conseguiu colocar a mão para dentro do carro.


Item pode evitar roubos
Item pode evitar roubos • Divulgação/Freepik

O processo de aplicação da película antirroubo leva em média uma hora e meia, e a garantia é em torno de cinco anos (a depender da empresa). 

As mulheres são quem mais buscam aplicar a proteção nos veículos, segundo um empresário do ramo.

Com relação aos modelos, qualquer carro pode receber a aplicação, mas por causa dos custos um pouco mais elevados, é comum a aplicação em veículos de maior valor agregado. 

Bafômetro detecta bombom de licor? Veja 5 mitos sobre o teste

Este conteúdo foi originalmente publicado em Película antirroubo funciona? Há vantagem? Preço compensa? no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.