Avô decide prestar Enem e se prepara para o exame com neta no interior de SP: ‘Conhecimento não tem idade’


Família de Marília (SP) se preparou para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá o segundo dia de prova aplicado neste domingo (10). Além de estudarem juntos, Márcio e Maria Luiza fazem a prova na mesma sala. Avô e neta compartilham a mesma sala no segundo dia de provas do Enem
Apesar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ser feito em grande parcela por estudantes dos anos finais na escola, muitos dos inscritos tem outros objetivos para além da primeira vaga na faculdade: alguns buscam uma bolsa pelo Prouni, e outros tentam resgatar um sonho antigo, como Márcio de Araújo.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Morador de Marília (SP), o consultor de segurança, de 59 anos, decidiu ser um dos inscritos do exame neste ano, buscando uma sonhada vaga no curso de Direito. Ele afirma que, apesar de ter se graduado há 14 anos em logística, busca mudar os ares, e vê a prova como uma grande oportunidade para o ensino superior.
No entanto, ele não estava sozinho nessa jornada: Maria Luiza de Araújo, sua neta, o acompanhou durante toda a preparação do exame, já que também fará o segundo dia de prova neste domingo (10). A mariliense já é estudante de moda, mas está em busca de uma bolsa para ajudar nos custos.
Avô decide prestar Enem e se prepara para o exame com neta em Marília (SP)
TV Tem/ reprodução
E como a família é unida, seria difícil uma pessoa ficar de fora desse desafio, e Denise Christina de Araújo, mãe de Maria e filha de Márcio, se colocou como uma das maiores incentivadoras da dupla. O quarto de Maria Luiza se transformou em um local de concentração total, e até até mesmo uma rotina de estudos, com direito a cronograma completo, foi esquematizada pela família.
Para a neta, o apoio dos dois foi primordial, e a bagagem do avô a ajudou muito nos estudos: “Eu perguntava muito para o meu vô, se era assim que se fazia (os exercícios), porque ele sabe, tem mais conhecimento que eu”, afirma.
LEIA MAIS
Enem 2024: macetes de matemática ensinados no TikTok podem induzir aluno ao erro; veja quais funcionam e quais são ‘ciladas’
Confira os assuntos que mais caem na prova do segundo dia, com Matemática e Ciências da Natureza
Enem 2024: qual a melhor estratégia para organizar o tempo nas provas de matemática e ciências da natureza?
Feliz coincidência
Após estudos, exercícios, muitas contas matemáticas e rascunhos de redação, a família conta que o momento da prova se aproximava e, ao verificarem o cartão de resposta, encontraram outra feliz coincidência.
“Como eu curso direito, meu pai acompanhou meus estudos em casa e sempre manifestou ter essa vontade de estudar também. […] Eu fiz a inscrição dele e da Maria Luiza, acompanhamos o processo todo e quando, chegou o momento de pegar o cartão de prova, tivemos a maior surpresa de todas: eles caíram na mesma sala”, conta Denise.
Avô decide prestar Enem e se prepara para o exame com neta em Marília (SP)
TV Tem/ reprodução
O avô ficou muito feliz com a surpresa e afirmou que aproveitou a oportunidade para acalmar a neta, que estava um pouco nervosa com a prova. Para Denise, o mais importante foi ter sido esse apoio para os dois, que se sentiu representada pela presença do pai dentro da sala e com muito orgulho da coragem que ele teve de enfrentar um novo desafio.
Márcio, que se não tiver o resultado que espera nesse exame já planeja participar do próximo, não se arrepende da escolha e ressalta como é importante estar aberto para essas oportunidades.
“Valeu a pena, e eu desejo para todo mundo. Tem gente que fala ‘Ah, eu sou velho’, mas não têm essa, o conhecimento não tem idade. A gente tem que buscar informação, abrir a nossa mente, oxigenar nosso cérebro. Minha mãe sempre fala: ‘Conhecimento ninguém tira de nós’.”
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.