China fortalece gestão do mar territorial ao redor de ilha, diz Ministério

O governo chinês emitiu um anúncio neste domingo (10) de que irá reforçar as linhas de base do mar territorial adjacente a Huangyan Dao – Ilha no Mar da China Meridional -, se trata de uma medida normal para fortalecer a gestão dos oceanos e está de acordo com o direito internacional, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

A Ilha Huangyan é um território inerente à China, o porta-voz disse que o governo chinês demarcou e anunciou as linhas de base do mar territorial adjacente à Ilha Huangyan de acordo com as leis internacionais, incluindo a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e a Lei da República Popular da China sobre o Mar Territorial e a Zona Contígua.

O porta-voz também enfatizou que a China rejeita veementemente a chamada Lei das Zonas Marítimas das Filipinas e a Lei das Rotas Marítimas Arquipelágicas, que reforçam as reivindicações marítimas do país no Mar da China Meridional.

As Filipinas promulgaram a chamada Lei das Zonas Marítimas em uma tentativa de solidificar a decisão ilegal do caso de arbitragem do Mar da China Meridional na forma de legislação nacional e incorporar ilegalmente a Ilha Huangyan da China e a maioria das ilhas e recifes das Ilhas Nansha e águas relacionadas em suas zonas marítimas, o que infringe seriamente a soberania territorial e os direitos e interesses marítimos da China no Mar da China Meridional, disse o porta-voz.

A China rejeita firmemente isso e continuará a tomar todas as medidas necessárias de acordo com a lei para defender firmemente sua soberania territorial nacional e seus direitos e interesses marítimos, disse o porta-voz.

Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?

Este conteúdo foi originalmente publicado em China fortalece gestão do mar territorial ao redor de ilha, diz Ministério no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.