Novos radares começam a operar em Araraquara; velocidade cai para 50 km/h em via


Equipamentos estão instalados na via de acesso ramal Heitor de Souza Pinheiro. Novos radares foram instalados na via de acesso de Araraquara
Reprodução/EPTV
Motoristas que acessam Araraquara pelo ramal de acesso Heitor de Souza Pinheiro, próximo à rodovia Washington Luís, na região do Jardim dos Manacás, devem se atentar à redução da velocidade máxima permitida na via para 50 km/h e aos novos pontos de fiscalização por radares.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Os equipamentos passaram por aferição do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) na sexta-feira (8) e iniciaram a operação no sábado (9).
De acordo com a Prefeitura, a redução de velocidade máxima de 60 para 50 km/h e os locais de instalação dos radares foram determinados por estudos técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito
O secretário de trânsito, transportes e mobilidade urbana, Nilson Carneiro, explicou que nos lugares que já tinham equipamentos, foram instalados novos em função de um processo licitatório. Ele explicou o principal motivo para a redução de velocidade no local.
“Motoristas que estão acostumados a andar a 110 km/h, que é a velocidade permitida na Washington Luís, entram na cidade e pensam que a velocidade é a mesma. Essa travessia semaforizada atende todos os conjuntos habitacionais, e estava ficando perigoso porque muitos estão passando no vermelho e causando acidentes no cruzamento”, disse o secretário de trânsito Nilson Carneiro.
Ramal de acesso Heitor de Souza Pinheiro fica em uma das entradas de Araraquara
EPTV1
LEIA TAMBÉM
REGIÃO: Feriados e Black Friday: comércios de Araraquara, São Carlos e Rio Claro têm horário especial
FATAL: Acidente na SP-344 mata duas pessoas e deixa duas feridas em São João da Boa Vista
ENEM: Candidatos de São Carlos avaliam provas do 2º dia de Enem: ‘Complexa’
Acidentes frequentes
O secretário comentou que na região existem conjuntos habitacionais e motoristas desrespeitavam o semáforo com frequência, colocando em risco a segurança das pessoas que circulam naquele entorno.
“Essa velocidade 50 km é normal num sistema viário como esse e cidades como São Paulo estipulou esssa velocidade e é o que temos usado. O importante é garantir a vida das pessoas que circulam em Araraquara”, disse.
Via de acesso atende vários bairros na região do Jardim dos Manacás em Araraquara
Reprodução/EPTV
Em outubro, uma nova empresa assumiu a fiscalização eletrônica de trânsito pelos próximos 12 meses a um custo de R$ 7,2 milhões. O novo contrato prevê a instalação de nove radares fixos com leitores de placas, 48 radares de semáforo vermelho com leitores de placas, controle de tráfego de veículos, equipamentos e estudos técnicos, bem como serviços de processamento de multas. A estimativa da Prefeitura é de que a empresa conclua o cronograma de instalação dos novos radares em quatro meses.
“Está previsto no contrato outros novos radares, mas será decidido posteriormente”, finalizou o secretário.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.