Dia dos Solteiros: conheça a origem da “Black Friday chinesa” em 11/11

Embora muitos consumidores esperem ansiosamente pelos descontos da Black Friday – que acontece no dia 29 de novembro –, o Dia dos Solteiros da China, comemorado nesta segunda-feira (11), garante boas promoções nas empresas de varejo chinesas.

Conhecida como a “Black Friday chinesa” ou “Double Eleven”, o 11/11 marca o dia em que as marcas chinesas oferecem grandes descontos. E algumas das queridinhas dos brasileiros para e-commerce participam, como Shoppee, Aliexpress e Shein.

O dia 11 de novembro foi eleito para comemorar o Dia dos Solteiros – um anti-Dia dos Namorados – no país asiático graças a maneira como a data é escrita (11/11), com vários números 1 juntos em sequência.

A tradição dos descontos, no entanto, começou apenas em 2009, quando o gigante Alibaba (grupo dono do Aliexpress) decidiu promover a data como o equivalente à Black Friday na China. A ideia, segundo a empresa, era criar um dia de promoções no qual as pessoas solteiras pudessem se juntar para fazer compras.

Desde então, o 11/11 já se consolidou como o maior evento anual de compras do mundo, movimentando mais dinheiro que a Black Friday ou a Cyber Monday. Apenas em 2021, foram vendidos mais de 952,3 bilhões de yuans (US$ 132,1 bilhões ou R$ 764,7 bilhões) em produtos na data.

87% dos consumidores preferem comprar roupas de marcas sustentáveis

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dia dos Solteiros: conheça a origem da “Black Friday chinesa” em 11/11 no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.