Adiamento de pacote para cortar gasto “mina” confiança do investidor, diz Meirelles

O ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, afirmou em evento nesta segunda-feira (11) que o adiamento da apresentação do pacote de corte de gastos pelo governo Lula “mina” a confiança dos investidores.

“Se discute o pacote de corte, mas se vai adiando. Isso vai minando um pouco. O pacote é necessário, devemos fazer. Mas não acredito que este conjunto de medidas será suficiente [para ajustar o fiscal]”, disse.

Para Meirelles, a elevação da dívida pública é a principal “ameaça” do ambiente doméstico do país para investidores. O ex-ministro mencionou dado do Fundo Monetário Internacional (FMI) que vê a relação dívida/PIB em torno de 80%.

Segundo o economista, esta variável não afeta “ainda” o crescimento do país — com ênfase ao “ainda”. “Os mercados se antecipam e no momento em que o risco ficar claro, é já está ficando, haverá diminuição no apetite pelo Brasil”, disse.

O crescimento econômico visualizado nos primeiros anos do governo Lula 3, para Meirelles, é herança também de reformas realizadas no passado. O ex-ministro participou de evento promovido pelo UBS, em São Paulo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Adiamento de pacote para cortar gasto “mina” confiança do investidor, diz Meirelles no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.