Pessoas com ações trabalhistas são alvo de golpistas no Paraná

Pessoas com ações trabalhistas são alvo de golpistas no Paraná

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) alerta para tentativas de golpes contra pessoas que são partes em ações trabalhistas. De acordo com o alerta, os criminosos entram em contato com as vítimas, por telefone ou WhatsApp, e se fazem passar pelos sócios de um escritório de advocacia. Eles utilizam dados reais de processos trabalhistas e solicitam adiantamento de valores que seriam voltados para pagamentos de custas e outras taxas para liberação de alvará judicial. Para tornar o golpe mais convincente, também utilizam fotos de sócios do escritório e logotipos.

Caso receba esse tipo de mensagem, o TRT orienta a pessoa a entrar em contato com o advogado que cuida do processo por um meio de contato tradicional e já usado anteriormente, como e-mail e telefone fixo.

  • Saiba mais: Avenida Winston Churchill será bloqueada na próxima semana

Outros cuidados para garantir mais segurança e autenticidade nas comunicações são: conversar pessoalmente ou por vídeo chamada com o advogado; desconfiar de urgências; não clicar em links desconhecidos; e entrar em contato com o TRT, Vara do Trabalho ou Fórum Trabalhista onde o processo tramita em caso de mensagens duvidosas. Toda unidade de Justiça do Trabalho está acessível também pelo Balcão Virtual, atendimento por videochamada.

As tentativas de golpes devem ser comunicadas à Ouvidoria do TRT-PR ([email protected]) e denunciadas à Polícia Civil, no Núcleo de Combate aos Cibercrimes.

Informações: Vanessa Fontanella

Adicionar aos favoritos o Link permanente.