Homem e branco, conheça o perfil dos candidatos a vereador

Homem e branco, conheça o perfil dos candidatos a vereador

Dos 734 candidatos inscritos para o cargo de vereador de Curitiba, 67% são homens e 68% são brancos. É isso que aponta a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral. O prazo limite para o registro de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores venceu na noite de quinta-feira (15).

São 493 homens e 241 mulheres na disputa pelas vagas na Câmara Municipal da capital do estado. Quanto à idade, 460 dos inscritos têm entre 40 e 59 anos. Com idade mínima de 18 anos para concorrer, Curitiba tem um inscrito de 19 anos e outros oito entre 21 e 24 anos. No outro extremo da pirâmide etária, há também três inscritos entre 80 e 84 anos.

Já em termos de escolaridade, 50% dos possíveis vereadores têm ensino superior completo, 12% tem o superior incompleto, 25% têm ensino médio completo, 4% dos candidatos não completaram o ensino médio. O restante se divide entre ensino fundamental completo, com 3%, e ensino fundamental incompleto, com 2%. Além disso, cerca de 1% não tem escolaridade, mas lê e escreve.

No perfil por cor e raça, 506 dos candidatos são brancos, equivalente a 68%, 120 se declaram pardos, o que representa 16% e 75 são pretos, o que totaliza 10%. Em percentuais menores, são 12 amarelos, 1%, e quatro indígenas, 0,54%. Por fim, 17 candidatos preferiram não declarar.

Em entrevista à BandNews FM, o advogado Alberto Rollo, especialista em Direito Eleitoral, lembrou que os eleitores precisam ter cuidado nas redes sociais. Por exemplo, é proibido impulsionar uma publicação pessoal, que é quando o usuário patrocina o próprio post para que ele apareça para mais pessoas, em prol de determinado político ou partido.

O objetivo é garantir equilíbrio da disputa. A Justiça Eleitoral trabalha com um centro de controle e fiscalização das redes sociais e pode identificar os impulsionamentos ilegais.

Em nível estadual, o perfil se repete em alguns aspectos. Ainda na disputada para vereador, em todas as sedes do Legislativo no Paraná, 65% dos 30 mil candidatos são homens, com mais de 20 mil inscritos. A principal faixa etária inscrita vai de 45 a 54 anos, com cerca de 9651 inscritos. Entre os possíveis parlamentares, 67% são brancos, 23% são pardos, 7% pretos, 0,19% indígenas e 0,4% amarelos. Em todo o Paraná, 10 candidatos utilizam nome social na inscrição.

A última atualização dos dados é das sete e meia da noite desta quinta-feira (15). Agora, a Justiça Eleitoral tem até o dia 16 de setembro para julgar todos os pedidos de registro, inclusive aqueles que estão impugnados. O 1° turno das eleições será no dia 06 de outubro e o 2° turno no dia 27 do mesmo mês.

Reportagem: Larissa Biscaia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.