Paraná tem primeira mulher presidente do Tribunal de Justiça

Paraná tem primeira mulher presidente do Tribunal de Justiça

A desembargadora Lídia Maejima foi eleita presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, nesta segunda-feira (11). Ela é a primeira mulher da história a ocupar o cargo de chefe do Poder Judiciário no estado. A nova presidente assume o TJ para o biênio 2025-2026. Ela recebeu 74 votos e foi eleita em segundo turno.

Lídia Maejima tem 64 anos e nasceu em Arapongas, no Centro Norte do Paraná. Ela se formou bacharel em direito, na Universidade Estadual de Londrina, na turma de 1981. Aprovada em concurso público, Lídia Maejima foi nomeada em junho de 1984 e atuou como juíza substituta nas comarcas de União da Vitória, Cornélio Procópio e Foz do Iguaçu.

Após novo concurso, assumiu como juíza e esteve à frente das comarcas de Pérola, Andirá, Goioerê, Cascavel e Londrina. Em agosto de 2007, Lídia Maejima foi promovida ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná.

LEIA TAMBÉM

  • Motorista que provocou acidente com 5 carros se apresenta

Especialista em Processo Civil pela PUC de São Paulo, ela lecionou as disciplinas de “Direito Civil” e “Introdução ao Estudo do Direito” na Faculdade de Direito da Unipar. Ainda lecionou na EMAP/Londrina, em disciplinas como “Direito de Família e Sucessões” e “Prática de Processo Penal”.

Além da nova presidente, foram eleitos para a cúpula do Tribunal de Justiça do Paraná o desembargador Hayton Lee Swain Filho como 1º vice-presidente; o desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia como 2º vice-presidente; o desembargador Fernando Wolff Bodziak como corregedor-geral da Justiça; e a desembargadora Ana Lúcia Lourenço como corregedora.

O novo ouvidor-geral será o desembargador Ruy Alves Henriques Filho e o ouvidor será o desembargador José Américo Penteado de Carvalho. A eleição ainda definiu dez novos integrantes para o Órgão Especial e quatro membros do Conselho da Magistratura.

Foto: Divulgação/TJPR

Informações: Cleverson Bravo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.