‘Aviso de turbulência e 6h de atraso’: Engenheiro de Goiás relata momentos vividos em avião da Voepass que ia para SP e foi desviado por ‘questão técnica’


Voo PTB-2211 tinha 38 passageiros e durou cerca de 1h20. Em nota, Anac apontou problema elétrico na aeronave. Engenheiro relata momentos vividos em voo desviado e que fez pouso em MG
O engenheiro civil Gilmar Melo relatou com exclusividade à TV Anhanguera os momentos vividos em um voo da empresa aérea VoePass, que precisou fazer um desvio de rota por “questão técnica” e pousar em Uberlândia (MG). Sendo um dos 38 passageiros do voo PTB-2211, que tinha Guarulhos (SP) como destino, o engenheiro relatou um atraso de 6h e um aviso de turbulência durante o voo, que durou cerca de 1h20.
“Nosso avião era pra ter saído de Rio Verde às 12h, e já houve um grande atraso, saímos de Rio Verde às 18h. Em torno de 30 a 40 minutos de voo, o piloto informou que a gente ia passar por uma turbulência”, disse Gilmar.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O pouso aconteceu na noite de quinta-feira (15). A aeronave, operada pela VoePass, é do modelo ATR 72-600 e tinha nove anos de atuação no espaço aéreo brasileiro. Passageiros de Rio Verde e Piracanjuba eram transportados no voo.
LEIA TAMBÉM:
Avião que caiu no interior de SP com 62 pessoas a bordo pousou em Rio Verde um dia antes do acidente
Passageiros que voaram um dia antes em avião que caiu relatam problema no ar-condicionado: ‘Calor insuportável’
VÍDEO: Avião se desprende de reboque, anda sozinho e só para depois de bater em portão de hangar em aeródromo de Goiás
O engenheiro completou dizendo que os passageiros foram avisados de que precisariam pousar na cidade mineira, mas que não informaram o motivo. De acordo com o relato de Gilmar, tudo ocorreu enquanto as comissárias de bordo serviam os lanches distribuídos nos voos da companhia aérea.
“As aeromoças começaram a servir os lanches, mas imediatamente elas já correram, guardaram esses lanches e nos informaram que precisávamos fazer um pouso de emergência, mas eles não informaram o motivo para nós” afirmou o engenheiro.
voepass atr 82-600 rio verde uberlândia pouso emergência
Câmera de Monitoramento/Reprodução
Em nota, a VoePass informou que o avião fez um pouso técnico às 19h15 após identificarem um problema com questões técnicas, mas que pousou com todos os sistemas operacionais funcionando e que os passageiros serão reacomodados para seguirem até o destino final.
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), informou que a aeronave teve um transiente (problema elétrico).
“Cabe ressaltar que tal ocorrência não se configura pane. Por precaução, no entanto, a empresa informou que a tripulação realizou pouso técnico no Aeroporto de Uberlândia (MG)”, afirmou a nota.
A nota informa ainda que o órgão receberá os representantes da empresa para uma reunião sobre o processo de vigilância.
“A Anac receberá representantes da VoePass em reunião sobre o processo de vigilância da empresa nesta sexta-feira, 16 de agosto, quando a ocorrência também será abordada”, diz a nota.
Trajeto feito
Imagem de radar mostra que o avião deu voltas no ar antes de pousar em Uberlândia
Flight Aware/Reprodução
Uma imagem registrada pelo site Flight Aware, que acompanha os voos nacionais, mostra o trajeto feito pelo avião da decolagem até o pouso na cidade mineira. Conforme o registro, a aeronave deu voltas antes de seguir para Uberlândia (veja acima).
Em nota, a empresa Aena, que administra o Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia, informou que a tripulação do voo declarou emergência às 18h54 e pousou no município às 19h14.
“O aeroporto destinou todos os recursos do Plano de Emergência para atender à operação, mas não houve necessidade de ativação e todos os passageiros desembarcaram com segurança, sem necessidade de atendimentos médicos. Não houve impacto às operações do aeródromo”, disse o comunicado.
Queda com 62 mortes em Vinhedo
Vídeo mostra queda de avião em Vinhedo
No último dia 9 de agosto, outro avião da Voepass com 58 passageiros e quatro tripulantes saiu de Cascavel (PR) e seguia para Guarulhos (SP), quando caiu em Vinhedo (SP) e matou as 62 pessoas. A aeronave fez um pouso em Rio Verde um dia antes da queda.
Após um voo de quase 2h e sem registros de ocorrências, a aeronave fez uma curva brusca e despencou de uma altura de 4 mil metros. A queda durou aproximadamente 1 minuto. O avião caiu e explodiu no quintal de uma casa em um condomínio residencial da cidade paulista.
Ainda não se sabe o que causou o acidente, mas a queda em espiral sugere a ocorrência de um estol (que acontece quando a aeronave perde a sustentação que lhe permite voar), segundo especialistas.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.