Maior parte do faturamento do PCC vem do tráfico internacional de drogas


Procuradores de países como Inglaterra, Alemanha e Itália têm entrado em contato com as autoridades brasileiras para cooperar nas investigações sobre a organização criminosa. PCC movimenta US$ 1 bilhão por ano com tráfico
O Ministério Público estima que o Primeiro Comando da Capital (PCC) movimenta anualmente 1 bilhão de reais, dos quais apenas 20% circulam dentro do Brasil, enquanto 80% são movimentados no exterior (veja no vídeo acima).
A edição das 18h do Jornal Globonews desta terça (12) mostrou como é a estrutura internacionalizada doa organização criminosa.
A maior parte do faturamento do PCC vem do tráfico internacional de drogas. Mais de 90 países já foram identificados como locais para onde a droga da organização criminosa é exportada.
Procuradores de países como Inglaterra, Alemanha e Itália têm entrado em contato com as autoridades brasileiras para cooperar nas investigações sobre o PCC.
O MP também calcula que cerca de 60% de toda cocaína que é enviada pelo PCC ´passa pelo porto de Santos, no litoral de São Paulo.
Ministério Público calcula que o PCC movimenta 1 bilhão por ano com tráfico de drogas
Reprodução/TV Globo
Como o PCC ‘ lava’ dinheiro?
O dinheiro da venda de drogas é recebido em espécie pelos traficantes nos pontos de tráficos, chamados de “biqueiras”. Pessoas são contratadas para levar esses dinheiros em pequenas quantidades para o que criminosos chamam de “casa-cofre”, locais onde a facção guarda grandes quantias de dinheiro em espécie, além de armas e drogas. Parte do dinheiro é transportada por rodovias por pessoas sem passagem pela polícia.
Além disso, empresários que têm contato com a facção criam empresas de fachadas, como postos de combustível, oficinas de carros ou empresas de ônibus, que passam a lavar esse dinheiro com negócios lícitos ou então ilícitos.
Uma outra estratégia a compra e venda de imóveis de alto padrão, adquiridos por um valor maior do que o de mercado.
A facção também recorre a investimentos em criptomoedas e ainda doleiros, que levam quantidade de dinheiro para fora do país, principalmente Bolívia, Peru e Paraguai para conseguir de alguma maneira lavar todo esse montante. Apenas uma pequena parte do valor é movimentada em contas bancárias por “laranjas” no Brasil.
Como o PCC ‘ lava’ dinheiro?
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Delator do PCC executado no aeroporto em SP: saiba quais são os próximos passos da investigação
Delator do PCC e de policiais tinha mais coisas a revelar ao Ministério Público, diz advogado
‘Quiseram mostrar que desafiam o Estado’, diz procurador-geral de SP sobre execução em aeroporto
Adicionar aos favoritos o Link permanente.