Apenas seis deputados paranaenses assinam PEC 6X1 no trabalho

Apenas seis deputados paranaenses assinam PEC 6X1 no trabalho

Apenas seis deputados do Paraná assinaram a PEC da jornada 6X1 no trabalho. A medida prevê o fim da jornada de seis dias de trabalho para cada dia de folga.

O texto ainda não foi formalmente protocolado porque, por se tratar de uma proposta de emenda constitucional (PEC), precisa de 171 assinaturas para começar a tramitar, mas vem ganhando força entre os grupos políticos.

Até o começo da tarde desta terça-feira (12), entre a bancada paranaense, apenas os deputados federais do PT e o deputado Luciano Ducci (PSB) haviam assinado a petição. Carol Dartora, Gleisi Hoffmann, Tadeu Veneri, Welter e o deputado Zeca Dirceu, assinaram. Welter debateu sobre a saúde mental dos trabalhadores em grandes jornadas de trabalho.

Eles estão entre os 154 deputados que já assinaram a proposta da deputada Erika Hilton (PSOL-SP). Por meio de uma ampla mobilização iniciada pelo Movimento VAT (Vida Além do Trabalho), as redes sociais dos deputados federais foram inundadas de comentários pedindo que assinem a proposta de emenda constitucional.

Os deputados da bancada paranaense não ficaram de fora. Algumas dessas mensagens, chamavam a escala atual de ‘escala desumana’. As cobranças da população vieram também pela plataforma X. O deputado Luciano Ducci (PSB) foi um dos mais cobrados.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, o Brasil é um dos países do G20 com a maior média de horas semanais trabalhadas. O país fica atrás apenas de Índia, China, México, África do Sul, Indonésia e Rússia, considerando as nações do grupo. A Índia lidera o ranking com uma média de 46,7 horas de trabalho semanal. Entre todos os países apresentados nos dados da Organização, o Butão, localizado entre a China e a Índia, é o que tem a maior carga laboral, com uma média de 54,4 horas semanais.

E a menor carga de trabalho, aparece o Canadá com cerca de 32 horas por semana. No ranking geral, o país com a menor média de trabalho semanal é Vanuatu, localizado na Oceania, com uma média de apenas 24,7 horas trabalhadas semanalmente.

Reportagem: Juliano Couto

Adicionar aos favoritos o Link permanente.