USP volta ao topo da América Latina após 6 anos, aponta ranking THE

A USP (Universidade de São Paulo) voltou a ser a melhor universidade da América Latina em 2024, segundo o ranking Times Higher Education (THE). A instituição subiu da segunda para a primeira posição depois de seis anos, encerrando com o domínio da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

A revista THE divulgou o Latin America University Rankings 2024 nesta semana. O resultado mostra que o Brasil é responsável por sete das 10 primeiras universidades, além de dominar o top 3.

Veja a classificação:

  1. USP
  2. Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)
  3. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
  4. Pontifícia Universidade Católica do Chile
  5. Unesp (Universidade Estadual Paulista)
  6. PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
  7. Tecnológico de Monterrey
  8. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  9. Universidade do Chile
  10. UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)

Segundo a revista, 32 das 69 instituições brasileiras melhoraram sua classificação em comparação com o ano passado. Um dos motivos para isso foram as mudanças nas métricas que avaliam a qualidade da pesquisa. Antes, apenas o impacto da citação por campo era considerado, agora calculam a força, excelência e influência da pesquisa.

Ranking mundial

A THE publicou o World University Rankings 2025 em outubro. Na classificação, a USP ficou em 199º no mundo, feito que não alcançava há 12 anos.

Brasil volta ao top 200 universidades do mundo após 12 anos; veja

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em USP volta ao topo da América Latina após 6 anos, aponta ranking THE no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.