Presidente do Tribunal de Justiça assume governo do Pará interinamente


Medida ocorre por causa da viagem do governador Helder Barbalho e comitiva para a COP-29, no Arzebaijão. Governador Helder Barbalho e a presidente do TJ Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, em 2023
TJPA/Reprodução
A presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) assumiu interinamente o Governo do Estado. A desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia ficará no comando do poder executivo até o próximo fim de semana.
A medida ocorre por causa da presença de uma comitiva paraense do governo do Pará em Baku, no Arzerbaijão, na COP-29. O governador do Pará, Helder Barablho, a vice, Hanna Ghassan, e também o presidente da Asseembleia Legislativa do Pará (Alepa) deputado Chicão, viajaram esta semana para o país europeu. Outras pessoas também compõe a comitiva paraense com a intenção de mostrar na COP-29 como estão os preparativos para a COP-30, em novembro de 2025 em Belém.
O Tribunal de Justiça confirmou ao g1 nesta quarta-feira (13), por meio da assessoria de comunicação, que não houve uma cerimônia visto que este é o trâmite previsto em Constituição. O termo sobre o governo interino foi publicado em edição extra do diário Oficial de segunda-feira (11).
Presidente do TJ fica à frente da administração do Pará até sexta
Esta é a segunda vez que a magistrada Maria de Nazaré Silva Gouveia fica à frente do Governo do Pará, nos termos da Constituição.
A primeira ocorreu em novembro de 2023 também viagem do governador Helder para uma COP, a 28 que foi realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Promovida pela ONU, a COP é o maior fórum mundial para debates sobre mudanças climáticas e espera receber representantes de mais de 190 países. A expectativa é da participação de 60 mil pessoas no Pará.
LEIA MAIS:
Anfitrião da COP-30 em Belém, Helder Barbalho diz que espera participação dos EUA: ‘país precisa sintonizar estratégia às urgências ambientais’
COP no Azerbaijão terá ‘COP 30 Day’ sobre como o Pará está se preparando para receber evento da ONU
Veja mais notícias do Pará no g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.