Homem é preso com mais de 100 kg de mercúrio na fronteira do Brasil com a Guiana


Minério foi encontrado nessa quinta-feira (15), dentro de um carro no município de Bonfim, ao Norte de Roraima. Motorista foi levado para a sede da Polícia Federal. Mercúrio apreendido pela Polícia Federal na fronteira do Brasil com a Guiana.
PF/Divulgação
Um homem foi preso pela Polícia Federal com mais de 103 kg de mercúrio no município de Bonfim, cidade ao Norte de Roraima e que faz fronteira com a Guiana. A prisão aconteceu nessa quinta-feira (15).
O minério estava escondido dentro do carro do suspeito. Ele foi encontrado no momento em que o homem entrava no Brasil.
📲 Acesse o canal do g1 Roraima no WhatsApp
O motorista foi preso em flagrante por contrabando e por transporte de substância tóxica nociva ao meio ambiente. Ele foi conduzido até a sede da Polícia Federal, em Boa Vista, onde um auto de prisão foi lavrado. Depois, foi recolhido ao sistema prisional.
De acordo com a PF, essa é a segunda grande apreensão de mercúrio que os federais realizam na fronteira do Brasil com a Guiana em 2024.
Em abril, os agentes apreenderam 120 kg de mercúrio na região. A apreensão desencadeou a Operação Hg80 que cumpriu ordens judicias na cidade de Bonfim, com o objetivo de combater a importação ilegal de mercúrio.
As atividades ocorrem no âmbito da Operação Libertação que tem por objetivo promover a desintrusão da Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.