Explosões em Brasília: autor é catarinense e ex-candidato a vereador pelo PL

O catarinense Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiu França, foi identificado como o autor das explosões ocorridas na noite de quarta-feira (13) em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Natural de Rio do Sul, ele morreu ao detonar uma bomba.

Tiu França tinha 59 anos, era chaveiro e foi candidato pelo Partido Liberal (PL) ao cargo de vereador do município do Vale do Itajaí em 2020. Naquela disputa, ele recebeu apenas 98 votos e não se elegeu.

O corpo dele foi retirado do local por volta das 9 horas desta quinta-feira (14), após perícia, e levado para o Serviço de Medicina Legal da Polícia Federal, no Instituto Nacional de Criminalística.

Chaveiro morou em Rio do Sul enquanto era casado. | Foto: Redes Sociais/ Reprodução

Ataque

As explosões ocorreram por volta das 19h30. Primeiro, foram detonados explosivos em um carro estacionado no anexo 4 da Câmara dos Deputados, próximo ao STF. Em seguida, houve e explosão de artefatos no corpo do autor do ataque, em frente à sede do Supremo.

De acordo com as autoridades, Tiu França é o dono do carro ligado à explosão. A principal suspeita é de que ele seja o único envolvido no ataque.

No porta-malas do veículo do homem foram encontrados materiais parecidos com explosivos e tijolos, além de outros objetos. | Foto: PM-DF/Divulgação

Investigação

A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para investigar as explosões, que será enviado ao ministro do STF Alexandre de Moraes. O caso é investigado como ato terrorista, segundo informou o diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues.

Um inquérito sobre o caso também foi aberto pela Polícia Civil do Distrito Federal.

Com informações da Agência Brasil e g1

O post Explosões em Brasília: autor é catarinense e ex-candidato a vereador pelo PL apareceu primeiro em PIXTV .

Adicionar aos favoritos o Link permanente.