Prefeitura de Curitiba se reúne com movimento S.O.S Arthur Bernardes

Prefeitura de Curitiba se reúne com movimento S.O.S Arthur Bernardes

Uma reunião entre a Prefeitura de Curitiba e representantes do movimento S.O.S Arthur Bernardes definiu que dúvidas sobre o projeto podem ser esclarecidas antes do corte de árvores na região.

O projeto do Novo Inter 2 prevê obras em 28 bairros, mais de 40 quilômetros de pavimento e faixas exclusivas e/ou preferenciais para o transporte coletivo, que devem beneficiar mais de 160 mil passageiros por dia. Do outro lado, moradores da região protestam contra o impacto ambiental e social dos trabalhos.

O Plano de Arborização de Curitiba prevê que, para cada árvore retirada, outras duas serão plantadas. No entanto, o projeto do Novo Inter 2 não especifica onde será a compensação. Esta foi a primeira reunião entre o Executivo Municipal e os representantes do S.O.S Arthur Bernardes.

Uma das líderes do movimento, Veronica Rodrigues, detalha que um novo encontro deve acontecer nos próximos 30 dias.

As obras do Novo Inter 2 abrangem os bairros Vila Izabel, Capão da Imbuia, Xaxim, Boqueirão, Capão Raso, Mercês, Bom Retiro e Centro Cívico. O projeto foi iniciado em novembro do ano passado e a previsão de conclusão é para o primeiro semestre de 2025.

O projeto quer melhorar o itinerário das linhas Inter 2 e Interbairros 2, com obras que incluem terraplenagem, drenagem pluvial, pavimentação, paisagismo, ciclovias, faixas exclusivas para o transporte coletivo e a distribuição de fibra óptica. O impacto deve atingir mais de 580 mil moradores. A reportagem tenta contato com a Prefeitura de Curitiba. O canal continua aberto.

Reportagem: Mirian Villa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.