Fiéis lotam ruas de Cruzeiro do Sul para procissão de encerramento do Novenário de Nossa Senhora da Glória: ‘Bênção’


Público de várias partes do estado compareceram para demonstrar fé e agradecer pelas graças alcançadas. Diocese não divulgou estimativa de público, mas o bispo Dom Flávio Giovenale considerou a participação da comunidade católica ‘fora de série’. Ruas de Cruzeiro do Sul receberam decoração especial para a procissão
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Era final de tarde e a multidão começava a se formar para mais um ato de devoção a Nossa Senhora da Glória. Em pouco tempo, o centro da cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, foi tomado por peregrinos que aguardavam a hora do início da maior demonstração de fé da comunidade cristã do Acre.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Com velas nas mãos, os romeiros caminharam por mais de uma hora e percorreram quase dois quilômetros. Em orações, os fiéis expressavam a emoção de participar da celebração em homenagem a padroeira da segunda maior cidade do Acre. Foi o caso do caminhoneiro Benigno Braga, que participa todos os anos e vem de Rio Branco para prestigiar a cerimônia.
“É emocionante. É uma satisfação muito grande estar aquim a gente se sente bem pequeno vendo essa demanda, vindo de tao longe. É uma benção”, comentou.
O tema do novenário esse ano foi a valorização da família e na procissão de encerramento, foram representadas não apenas as famílias da comunidade católica do município, mas também de diversas regiões. No meio da multidão caminharam crianças, jovens, e idosos. Todos com o mesmo objetivo: pedir proteção divina e renovar a fé.
LEIA MAIS:
Cerca de 150 pessoas participaram da 1ª procissão fluvial no Novenário de Nossa Senhora da Glória
Na linha de frente, seguidos da imagem da santa, a turma de coroinhas abria caminho para procissão. A coroinha Geovana Santos se disse emocionada em participar da caminhada.
“É sensacional, é emocionante. Nós como coroinhas estamos sempre nas missas e não tem palavras que expressem o sentimento que a gente tem diante da procissão”, avaliou.
Gratidão pelas bênçãos
Para muitos devotos foi a oportunidade de pagar promessas e agradecer pelas bênçãos que acreditam ter recebido por interseção da santa protetora. A aposentada Aparecida Braga, casada com Benigno, veio agradecer a recuperação dele após uma cirurgia.
“A gente tinha um motivo especial, porque meu marido fez uma cirurgia, a gente pediu a interseção de Nossa Senhora. Ele esteve muito ruim, e graças a Deus ele está bem e viemos cumprir a promessa”, celebrou.
Aparecida e Benigno vieram de Rio Branco para agradecer pela recuperação dele após uma cirurgia
Reprodução/Rede Amazônica Acre
O empresário José Pereira também veio de Rio Branco a Cruzeiro do Sul para agradecer por se recuperar de saúde. Ele sofreu com a covid-19 e chegou a ficar 19 dias internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e prometeu participar do novenário todos os anos caso sobrevivesse.
“Todo ano, mesmo morando em Rio Branco, a gente participa. É especial, é um momento marcante. Na época da covid, eu fiquei 19 dias na UTI, fiz uma promessa à Nossa Senhora que enquanto eu for vivo, sempre vou participar, esteja onde estiver”, afirmou.
José Pereira passou 19 dias internado em uma UTI durante a pandemia de covid-19
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Os romeiros vieram de várias cidade movidos pelo sentimento de devoção. A dona de casa Francinete Oliveira também é da capital Rio Branco e, como não pôde trazer toda família, levou um cartaz com fotos dos familiares que já receberam bênçãos da santa.
“Eu vim pagar minhas bênçãos, os milagres da minha filha, do meu neto, do meu genro, da minha mãe, todos. Graças a Deus, através de Nossa Senhora todos estão bem. Não pôde vir todo mundo, mas trouxe em fotos, no coração e nas orações”, disse.
A dona de casa Francinete Oliveira trouxe fotos de toda a família para agradecer pelas bençãos
Reprodução/Rede Amazônica Acre
‘Fora de série’
Imagem da santa foi carregada por cerca de 2 quilômetros
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Para receber os fiéis, a cidade ganhou uma decoração especial. Luzes ao longo do trajeto deram um brilho especial em contrataste com a luz das belas levadas por cada fiel. Em vários pontos da cidade, a imagem que representa a Sagrada Família era contemplada.
Após a procissão, o bispo Dom Flávio Giovenale celebrou uma missa campal em frente à igreja matriz. Para o bispo, a festa religiosa acendeu mais uma vez as chamas da fé para os católicos.
“Do ponto de vista religioso, foi fora de serie. Concluindo agora, com um dia todo especial. De manhã tivemos a missa para os idosos e doentes, e agora com a procissão e a serie, muito bonita. Estou muito contente”, celebrou.
Este ano, o novenário de Nossa Senhora da Glória teve no encerramento a participação especial do cantor católico Padre Joãozinho e do bispo da Diocese de São José do Rio Preto, de São Paulo. Dom Antônio Emídio Vilar ficou impressionado com a presença do público e disse que a festa inspira os fieis a seguir os passos de Nossa Senhora da Glória.
‘Para mim, foi uma experiência de céu na terra ver essa multidão que se une de tantos lugares, muitos de difícil acesso, mas mostrando a sua fé. A experiência de Nossa Senhora da Glória, ela que atingiu o céu e dá esperança para a gente chegar lá também. Bonita a festa desse povo”, acrescentou.
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.