
Desrespeito ocorre aos domingos na parada da linha T-15 perto do Parque Central. Ônibus são obrigados a parar longe da guia, o que prejudica em especial idosos, pessoas com deficiência e gestantes que dependem de transporte público
ADAMO BAZANI
Após denúncia do Diário do Transporte, a Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, prometeu que vai multar carros e motos que invadem baia de ponto final de uma linha ônibus, considerada entre as mais importantes da cidade.
O desrespeito tem ocorrido aos domingos na parada da linha T-15 (Hospital Mário Covas – Bairro Paraíso/Estação Santo André), perto do Parque Central, no bairro Paraíso.
Os ônibus são obrigados a parar longe da guia, o que prejudica em especial idosos, pessoas com deficiência e gestantes que dependem de transporte público.
A infração é cometida principalmente pelas pessoas que frequentam o Parque, mas há também clientes do Shopping ABC quer param nas imediações de forma irregular para não pagar estacionamento do estabelecimento comercial, que é caro.
MATÉRIA ANTERIOR:
O Diário do Transporte flagrou neste domingo, 28 de julho de 2024, cenas de desrespeito à sinalização de trânsito e a quem utiliza transportes coletivos nas imediações do Parque Central, no bairro Paraíso, em Santo André (SP).
Motoristas de carros de passeio, a maior parte frequentadores do Parque, usam como estacionamento a baia do ponto final da linha de ônibus T-15 (Hospital Mário Covas-Bairro Paraíso/Estação de Santo André).
O local é de uso exclusivo do transporte coletivo tem a sinalização que indica que somente ônibus podem acessar o espaço.
Quando a reportagem passou pelo ponto final, verificou que um ônibus estava parado longe do meio fio e os carros junto à guia, o que dificultava o embarque e desembarque dos passageiros, em especial das pessoas com deficiência, idosos e gestantes.
De acordo com passageiros ouvidos pela reportagem, o caso não é isolado deste domingo (28) e ocorre em outros. A prática é tão comum que os usuários até pensavam que os carros na baia de ônibus eram permitidos aos domingos.
O Diário do Transporte procurou a prefeitura de Santo André que, por meio de nota, informou que vai realizar a fiscalização e multar os motoristas que desrespeitarem.
Veja na íntegra:
A Prefeitura de Santo André esclarece que o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) vai realizar ações no local com agentes para autuar os motoristas que desrespeitam a legislação de trânsito.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes