Alteração em jornada de trabalho requer discussão ampla, diz FIEP

Alteração em jornada de trabalho requer discussão ampla, diz FIEP

A Federação das Indústrias do Paraná (14) se posicionou de forma contrária à tentativa de se alterar a jornada de trabalho no país por meio de Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

A demanda pelo fim da escala 6×1 ganhou destaque após a proposta da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) receber o número de assinaturas para ser protocolada na Câmara dos Deputados. A iniciativa visa acabar com a possibilidade de escalas de seis dias de trabalho e um de descanso. O texto sugere ainda a adoção da semana de trabalho conhecida como 4×3, com quatro dias de trabalho e três de folga, incluindo o fim de semana.

A Fiep defende que o tema requer um debate mais amplo sobre produtividade e as condições atuais do mercado. O presidente da instituição, Edson Vasconcelos, alerta que a redução da carga horária pode gerar impactos na disponibilidade de mão de obra, além de outros contratempos para a capacidade de trabalho no país.

A PEC ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Somente depois segue para discussão no plenário da Câmara dos Deputados e na sequência é encaminhada para o Senado Federal.

Hoje à tarde, trabalhadores e grupos sindicais participaram de uma manifestação pelo fim da escala de trabalho 6×1. O movimento aconteceu na Praça Santos Andrade.

Informações: Vanessa Fontanella

Adicionar aos favoritos o Link permanente.