VÍDEO: Homem pula catraca na estação da linha 11-Coral da CPTM e gera tumulto

Seguranças tentaram conter o passageiro, mas a situação se transformou em confusão na plataforma

YURI SENA

Neste domingo, 28 de julho de 2024, a estação José Bonifácio da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi palco de uma confusão envolvendo passageiros e agentes de segurança.

O tumulto teve início quando um homem tentou pular a catraca para embarcar sem pagar a tarifa, segundo informações da companhia.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram parte da briga ocorrendo próximo às catracas de embarque.

A ação do homem foi identificada como o principal motivo do tumulto.


A CPTM se manifestou por meio de nota, informando que a situação foi rapidamente controlada pelos agentes de segurança e que medidas estão sendo tomadas para evitar que incidentes semelhantes ocorram no futuro.

Confira nota da CPTM:

Na noite deste domingo (28/07), por volta das 22h30, na Estação José Bonifácio, que atende a Linha 11-Coral, a equipe de segurança abordou um passageiro que burlou o bloqueio (catracas) sem pagar a tarifa, o que é considerado infração por evasão de renda. O passageiro reagiu à abordagem, causando confusão na plataforma e sendo contido pelos seguranças, que encaminharam o caso para registro de Boletim de Ocorrência no 63º DP. 

A companhia tem investido em ações de segurança e atua de forma estratégica para inibir e coibir infrações e ocorrências de segurança pública nas estações e trens. Entre as inciativas estão a inauguração da Central de Monitoramento da Segurança Patrimonial e a aquisição de 160 bodycams neste ano, além da parceria com a Polícia Militar (desde 2019) para atuação da DEJEM dentro do sistema ferroviário. A companhia também reforça o patrulhamento ostensivo e preventivo nos trens, faz rondas 24 horas por dia em todo o sistema e conta com a participação da Polícia Militar e Civil.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

Adicionar aos favoritos o Link permanente.