Sesc Sorocaba celebra 10 anos de projeto sobre cultura afro-brasileira com show de Hugo Rafael, encontros e homenagens


Projeto Iorubá, que tem como objetivo reconhecer e valorizar as contribuições africanas à cultura brasileira, completa 10 anos. Todas as programações são gratuitas e abertas ao público. Sesc Sorocaba celebra 10 anos de projeto sobre a cultura afro-brasileira com show de Hugo Rafael
Sesc Sorocaba/Divulgação
O Sesc de Sorocaba (SP) celebra, nesta semana, os 10 anos de Projeto Iorubá, que tem como objetivo reconhecer e valorizar as contribuições africanas à cultura brasileira, destacando o protagonismo da população negra e a pluralidade das culturas africanas.
O projeto promove a reflexão, celebração e fortalecimento da história e identidade afro-brasileira, ao mesmo tempo em que reafirma o compromisso com a resistência e a visibilidade da população negra, tanto na cidade de Sorocaba quanto no Brasil.
Todas as programações são gratuitas e abertas ao público. Confira mais detalhes:
Terça-feira (19)
Na terça-feira (19), a partir das 19h, o Núcleo de Cultura Afro-Brasileira (Nucab) apresenta um encontro de tributo à negritude sorocabana para contar a história de algumas das pessoas que construíram as diversas vertentes do movimento negro e que são referências para a comunidade negra sorocabana.
Dentre os homenageados no encontro, estão Ana Maria Souza Mendes, Fátima Aparecida Soares Clemente, Maria José de Almeida Lima e Thereza de Castro Thimótheo, Jorge Narciso de Matos, José Marciano, Ondina Seabra, Rosângela Cecília Alves da Silva e Thereza Henriqueta Marciano.
Quarta-feira (20)
Já na quarta-feira (20), a partir das 16h, haverá uma contação de histórias sobre o protagonismo negro nas artes do sudeste brasileiro.
Seis artistas negros serão revisitados, reconhecidos e representados, sendo eles: a fundadora da primeira Escola de Samba de São Paulo, Deolinda Madre (Madrinha Eunice); a escritora e pensadora Carolina Maria de Jesus; a artista plástica Maria Auxiliadora da Silva; o artista circense Benjamim de Oliveira; o sambista e compositor Geraldo Filme; e o mestre Darcy Monteiro do Jongo da Serrinha.
Também na quarta-feira (20), às 17h, o cantor Hugo Rafael se apresenta no palco do Sesc. O artista é conhecido pelo seu trabalho como intérprete, participou de programas de televisão e integra o grupo Sambô desde 2015.
Sexta-feira (22)
Na sexta-feira (22), a partir das 19h, será realizado o sarau de lançamento do livro “Biografias Negras de Sorocaba”, que é resultado do curso sobre mulheres negras sorocabanas.
O sarau terá recitações de Sabah e Thay Oliveira, poetas do Slam 015, relatos das participantes e bate-papo com Mel Duarte sobre mulheres na literatura, a importância de exaltar a cultura local e os desafios da mulher/povo negro na literatura.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.