Bailarino russo Vladimir Shklyarov morre após cair de prédio

Vladimir Shklyarov, uma estrela do balé russo de renome mundial, morreu após cair do quinto andar de um prédio no sábado (16).

A morte foi confirmada pelo Teatro Mariinsky, local na cidade de São Petersburgo onde Shklyarov era o dançarino de mais alta patente.

“Esta é uma perda enorme para toda a equipe do Teatro Mariinsky”, disse.

Embora as autoridades russas tenham iniciado uma investigação sobre a morte de Shklyarov, a “causa preliminar” foi considerada um acidente, informou a mídia estatal russa RIA Novosti.

“Ele morreu de forma natural. Não é um crime”, disse uma fonte dos serviços de emergência à RIA Novosti.

O dançarino faleceu dois dias antes de passar por uma complexa cirurgia na coluna e estava tomando “analgésicos fortes” há algum tempo, informou a mídia russa.

Diana Vishneva, colega bailarina principal do Mariinsky, disse que a morte de Shklyarov é uma “tragédia” para o mundo do balé.

“Você era tão amada pelo seu público. Você era o parceiro favorito de muitas bailarinas”, escreveu ela em uma homenagem no Instagram.

Nascido em Leningrado – hoje São Petersburgo – Shklyarov estudou na prestigiosa Academia Vaganova de balé russo o e se formou em 2003. Ele se juntou ao Teatro Mariinsky no mesmo ano e atuava como dançarino principal, a posição mais alta na companhia, desde 2011.

Em uma carreira de mais de duas décadas, o bailarino estrelou produções de “O Lago dos Cisnes”, “A Bela Adormecida”, “Romeu e Julieta” e “Dom Quixote”. Ele também atuou como artista convidado em companhias fora da Rússia, incluindo o Royal Ballet de Londres e o American Ballet Theatre em Nova York.

Ele recebeu vários prêmios durante sua carreira, incluindo o Prêmio Internacional Léonide Massine em 2008, e em 2020 foi nomeado Artista Homenageado da Rússia.

Nos dias seguintes à invasão russa na Ucrânia em fevereiro de 2022, Shklyarov foi citado como tendo se manifestado em apoio à paz.

“Eu sou contra a guerra na Ucrânia! Eu sou pelo povo, por um céu pacífico acima de nossas cabeças!”, ele foi citado como tendo dito em uma publicação no Facebook por Alexei Ratmansky, um ex-bailarino russo-ucraniano.

Ratmansky, ex-diretor do Balé Bolshoi de Moscou, vinha coletando mensagens contra a guerra de outras figuras do mundo do balé.

Shklyarov era casado com Maria Shirinkina, uma colega dançarina do Mariinsky. O casal teve dois filhos, um menino e uma menina.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bailarino russo Vladimir Shklyarov morre após cair de prédio no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.