Q6 e-tron: SUV elétrico marca nova fase da Audi; entenda

O novo Audi Q6 e-tron, um SUV elétrico desenvolvido sobre uma nova plataforma projetada exclusivamente para veículos elétricos, chegou ao mercado brasileiro no início deste mês. O modelo marca uma nova fase da montadora no país.

Isso porque o veículo simboliza a transição da Audi para uma linha mais sustentável e introduz tecnologias inéditas na empresa.

São duas versões disponíveis:

  • Q6 e-tron Performance quattro (R$ 529.990); e
  • Q6 e-tron Performance Black quattro (569.990).

Desenvolvido na nova plataforma PPE, o Audi Q6 e-tron destaca-se por suas dimensões e presença robusta.

Com 4,77 metros de comprimento e 2,78 metros de entre-eixos, o SUV se enquadra na categoria de médio para grande porte, oferecendo uma estrutura adaptada às demandas de espaço e tecnologia dos veículos elétricos de luxo.

Essa configuração visa proporcionar uma dirigibilidade estável, além de um interior espaçoso e bem equipado.

O Q6 e-tron apresenta elementos de design característicos da Audi, como a grade frontal hexagonal, fechada para aerodinâmica e eficiência, e faróis de LED com assinatura visual configurável em até oito opções.

A dianteira conta com faróis Matrix 3D, equipados com 61 pontos de LED, que proporcionam diferentes assinaturas visuais.

Na parte traseira, o SUV mantém um conjunto de LED que atravessa a carroceria, alinhando-se à estética dos modelos elétricos da marca, como o e-tron GT.

Equipado com recursos avançados, o Audi Q6 e-tron possui assistência de direção semiautônoma, sensores de estacionamento e câmeras 360º.

Dependendo da versão, o modelo vem com pneus Bridgestone de 20 ou 21 polegadas, especialmente selecionados para maximizar a aerodinâmica.

A bateria de 100 kWh oferece uma autonomia de 411 km no ciclo Inmetro.

Como é construído numa estrutura 800V, é capaz de suportar carregamento ultrarrápido de até 270 kW em corrente contínua (DC), agilizando o processo de recarga. Nessa situação, a bateria fica 100% carregada em cerca de 20 minutos.


Audi Q6 e-tron Quattro: SUV elétrico representa nova fase da marca
Audi Q6 e-tron Quattro: SUV elétrico representa nova fase da marca • Thiago Ventura/CNN

Internamente, o Audi Q6 e-tron oferece um ambiente minimalista e tecnológico.

No painel, o modelo incorpora duas telas principais: uma de 11,9 polegadas para o cluster digital e outra de 14,5 polegadas para a central multimídia.

Há também uma tela de 10,9 polegadas exclusiva para o passageiro da frente, onde é possível operar o GPS e outras funcionalidades, mantendo o motorista focado na direção.

Outros destaques incluem um head-up display e iluminação ambiente animada, que indicam informações de forma intuitiva.

O console central, elevado e com acabamento soft-touch, reúne os principais comandos de multimídia e ar-condicionado, em uma configuração que reforça o foco na experiência digital.

Os modos de condução incluem opções como dinâmico, conforto e off-road, adaptando a performance do veículo conforme o tipo de terreno.


Audi Q6 e-tron Quattro: SUV elétrico representa nova fase da marca
Audi Q6 e-tron Quattro: SUV elétrico representa nova fase da marca • Thiago Ventura/CNN

No porta-malas, o Audi Q6 e-tron oferece uma capacidade de 526 litros, com a opção de rebatimento elétrico dos bancos para acomodar objetos de maior porte.

A suspensão pode ser ajustada para facilitar o carregamento, e há compartimento adicional de 62 litros na dianteira, útil para armazenar itens menores, como o carregador portátil.

Motorização e Desempenho

O Q6 e-tron é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo, oferecendo tração integral (quattro) e uma potência combinada de 387 cavalos, com torque de 545 Nm.

Este conjunto permite uma aceleração ágil e segura, mesmo em condições adversas, como pistas molhadas, onde o peso da bateria e a tração 4×4 proporcionam estabilidade e controle nas curvas.

Carro do Batman pode ser comprado por R$ 17 milhões; conheça

Este conteúdo foi originalmente publicado em Q6 e-tron: SUV elétrico marca nova fase da Audi; entenda no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.