Igreja submersa, ponto turístico de Petrolândia, corre risco de desabar; ‘a qualquer hora pode cair em um catamarã cheio de pessoas’, diz IGHP


Local reúne turistas que se aventuram para descobrir as construções que foram inundadas e estão escondidas pelo Rio São Francisco. Órgãos municipais e estaduais acompanham situação que preocupa o setor de turismo. Mergulhador registra situação da igreja submersa após queda de parte da estrutura
Um dos principais pontos turísticos de Petrolândia, Sertão de Pernambuco é a igreja submersa do Sagrado Coração de Jesus. A igreja voltou a aparecer por entre as águas do Rio São Francisco, no Lago de Itaparica em 2014 e desde então no local é possível fazer passeio de lancha, de catamarã e mergulhos. Mas, o problema é que a estrutura corre risco de desabar a qualquer momento devido a falta de reparos (Veja vídeo acima).
✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp
Segundo a Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da cidade (IGHP), Paula Rubens, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus é bem da União, sob guarda da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e está em processo de tombamento, sob regime de preservação de bens tombados.
Desde maio de 2021, o órgão se comprometeu a adotar o isolamento com boias, que segundo o IGHP foram colocadas em junho de 2023, mas não foram suficiente. Outros processos também tramitam pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
“São três processos administrativos. No dia 12/04/2023 houve denúncia do IGHP referente ao risco de desabamento. A qualquer hora pode cair em um catamarã cheio de pessoas”, disse Paula Rubens (Veja vídeo abaixo).
Instituto Histórico de Petrolândia denúncia problemas na igreja submersa
A igreja submersa faz parte da rota de turismo da região e é um dos pontos mais visitados por turistas de todo o país. Quem visita Petrolândia também costuma ir a Ilha de Rarrá, uma ilha que é rodeada por águas cristalinas e dunas de areia clara e a Praia do Sobrado que fica a cerca de 32 quilômetros de distância do centro de Petrolina.
O mergulhador, Samyr Oliveira, trabalha há 14 anos com passeios de lanchas e mergulhos no local onde a igreja submersa sobrevive ao tempo. Segundo Samyr, o município vive um momento de crescimento no setor do turismo. No último fim de semana, centenas de turistas passaram por Petrolândia para conferir os atrativos turísticos da região. Ele, assim como os demais trabalhadores que vivem dos passeios marítimos, estão preocupados com a atual situação da igreja (Veja vídeo abaixo).
“Eu estava fazendo um passeio quando vi que a parte de trás começou a desabar. Fiz um vídeo e divulguei nas redes sociais pra fazer a denúncia. Ninguém tomou atitude nenhuma para que algo pudesse ser feito. Se a igreja cair, acabou o turismo da cidade. Fim de semana foi bem corrido, graças a Deus, muita gente visitando a cidade”, disse.
Igreja submersa corre o risco de desabar em Petrolândia.
Samyr Oliveira
Mergulhador registra situação da igreja submersa após queda de parte da estrutura
LEIA TAMBÉM:
Atlântida Brasileira: conheça a história de Petrolândia, cidade submersa pela água no Sertão de Pernambuco
Igreja submersa é um dos principais pontos turísticos de Petrolândia; veja fotos
O que dizem os responsáveis?
Prefeitura de Petrolândia
A prefeitura disse por meio de nota ao g1 Caruaru e região que a Igreja do Sagrado Coração de Jesus encontra-se em processo de tombamento pela Fundarpe. O procedimento em questão foi notificado à Chesf através da Notificação nº 059/2021 GP – Fundarpe, a qual é a detentora da posse da edificação parcialmente submersa.
A nota ainda diz que a gestão municipal buscou e conquistou, através de esforços em conjunto com a Chesf, a sinalização através de boias sinalizadoras. “Entretanto, ainda existe o risco iminente do desabamento do nosso cartão postal”.
Sendo assim, o município solicitou uma visita técnica em caráter de urgência à Fundarpe. Uma equipe técnica está programada para comparecer ao local nos dias 20, 21 e 22 de novembro. Também estarão presentes autoridades da Chesf para que sejam avaliados os danos e debatidas possíveis soluções.
Ministério Público de Pernambuco (MPPE)
Ao g1 o MPPE disse que segundo a Promotoria de Justiça de Petrolândia, foi instaurado um procedimento para apuração dos fatos, que se encontra em fase de instrução.
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)
A Fundarpe disse que tem uma visita agendada para está semana ao local. A visita terá o intuito de vistoriar o bem, conjuntamente com a prefeitura e com a Chesf. “Só após a visita poderemos emitir encaminhamentos que visem a conservação e preservação do bem”.
O g1 também encontrou em contato com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), mas até a última atualização desta reportagem não teve retorno.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.