Defesa Civil amplia sistema de alerta de desastres climáticos

O Defesa Civil Alerta, sistema que envia notificações aos celulares em áreas de eventos climáticos extremos, será implantado em todos os municípios das regiões Sul e Sudeste do país até o fim deste ano.

A expectativa é de que o recurso esteja disponível para as Defesas Civis estaduais a partir de 4 de dezembro, conforme anunciado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. A nacionalização do projeto está programada para 2025.

Entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o governo inicia a fase final de testes e campanha de conscientização da população. Um projeto-piloto ocorreu em agosto deste ano, em 11 municípios brasileiros: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).

Funcionamento do Defesa Civil Alerta

O Defesa Civil Alerta, coordenado pela Defesa Civil Nacional em parceria com a Anatel, é uma ferramenta que envia mensagens de emergência para pessoas que estejam em áreas com risco iminente de desastres climáticos.

Os alertas aparecem nas telas dos celulares dos usuários, bloqueando o consumo de qualquer conteúdo no momento do aviso, e são enviados de forma automática para todos os dispositivos sob cobertura de redes 4G ou 5G. A execução da operação é responsabilidade das operadoras de telefonia móvel.

Calendário de Alertas-Demonstração

  • 30 de novembro (sábado): envio de alertas de demonstração para 36 municípios no Rio Grande do Sul. São eles: Três Forquilhas, Itati, Três Coroas, Porto Mauá, Pedro Osório, São Sebastião do Caí, Maquiné, São Lourenço do Sul, Muçum, Encantado, Cruzeiro do Sul, Dom Pedrito, São Vendelino, Eldorado do Sul, Porto Xavier, Estrela, Iraí, Pelotas, Rolante, Alegrete, Igrejinha, Quaraí, Parobé, São Jerônimo, Montenegro, Rosário do Sul, Pântano Grande, Barra do Guarita, Uruguaiana, Itaqui, Capão do Leão, Caxias do Sul, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Cachoeira do Sul e Santa Maria.
  • 1º de dezembro (domingo): envio de alertas para pessoas que estiverem em Belo Horizonte (MG).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Defesa Civil amplia sistema de alerta de desastres climáticos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.