Entre as 10 melhores rodovias do país, 9 são concedidas à iniciativa privada, diz CNT

As rodovias administradas pela iniciativa privada se encontram em condições amplamente superiores quando comparadas às sob gestão pública, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada nesta terça-feira (19).

Entre as dez melhores rodovias do país, nove são concedidas à iniciativa privada e estão localizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

As dez piores estão todas sob gestão pública.

Os dados são da pesquisa “CNT de Rodovias 2024”.

De acordo com o levantamento, 63,1% da extensão avaliada nas rodovias concedidas apresentam condições satisfatórias, classificadas como ótimas ou boas, enquanto, nas rodovias públicas, esse índice é de apenas 22,7%.

Entre as rodovias classificadas como regulares, ruins ou péssimas, 36,9% das concedidas se enquadram nessa avaliação. Já nas rodovias sob gestão pública, a situação é significativamente pior, com 77,3% apresentando essas condições.

Confira o ranking das dez melhores rodovias do país:

  • SP-270, início em Presidente Epitácio e final em Ourinhos (SP)
  • SP-099, início em São José dos Campos e final em Caraguatatuba (SP)
  • SP-225, início em Itirapina e final em Santa Cruz do Rio Pardo (SP)
  • SP-021, início em São Paulo e final em Arujá (SP)
  • SP-348, início em Cordeirópolis e final em São Paulo (SP)
  • RJ-124, início em Rio Bonito e final em São Pedro da Aldeia (RJ)
  • SP-463, início em Ouroeste e final em Clementina (SP) (única sob gestão pública)
  • SP-300, início em Castilho e final em Jundiaí (SP)
  • SP-070, início em Taubaté e final em Guarulhos (SP)
  • SP-065, início em Campinas e final em Jacareí (SP)

Como noticiado pela CNN, o governo mira mais do que dobrar os quilômetros de rodovias concedidas à iniciativa privada no país.

Até 2026, o governo quer ter 49 novos contratos de concessões rodoviárias: a meta é realizar 35 leilões e otimizar outros 14 acordos.

Segundo o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, este cenário significaria entre R$ 280 bilhões e R$ 290 bilhões de investimentos em estradas brasileiras.

Ainda neste ano, está prevista a realização de quatro certames: Rota da Celulose (BR-262/267/MS e MS-040/338/395), Rota Verde (BR-060/452/GO), além dos lotes 3 e 6 das concessões paranaenses. Todos os leilões acontecem em dezembro e reúnem mais de R$ 30 bilhões em investimentos.

Veja os 5 sinais de que as contas públicas do Brasil estão em risco

Este conteúdo foi originalmente publicado em Entre as 10 melhores rodovias do país, 9 são concedidas à iniciativa privada, diz CNT no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.