Jake Paul x Mike Tyson: saiba quem idealizou a luta que “quebrou a internet”

Para alguns, ele é o promotor por trás da luta que “quebrou a internet” – o homem responsável por levar a controversa luta entre Jake Paul e Mike Tyson para uma audiência de milhões.

Mas Nakisa Bidarian se referiu a si mesmo como “apenas um contador” ao lado de seu parceiro de negócios Paul, o ex-YouTuber que derrotou Tyson na decepcionante, mas amplamente assistida disputa da semana passada.

Bidarian e Paul fundaram a Most Valuable Promotions em 2021, e na sexta-feira, sua empresa organizou seu maior evento até hoje diante de 73.200 fãs no lotado AT&T Stadium em Arlington, Texas.

O evento principal em si foi um espetáculo sem brilho, com Paul acertando 78 socos no total e Tyson conectando apenas 18 dos 97 socos tentados. Aos 58 anos, 31 anos mais velho que seu oponente e quase duas décadas após sua última luta profissional, Tyson estava claramente uma sombra do campeão dos pesos-pesados que costumava ser.

“Jake teve uma sessão de ayahuasca e visualizou esta luta (contra Tyson) acontecendo”, ele disse à CNN Sport após a luta. “No final, quando chegamos aqui, conectamos seis gerações diferentes. Desde os baby boomers originais nascidos nos anos 1940, até o público mais apaixonado por Jake Paul – que é a Geração Z e Geração Alpha – todos falando sobre o mesmo evento.

“Tivemos jornalistas nos ligando dizendo que era a primeira vez que suas mães, com 70 ou até 80 anos, estavam conversando com seus filhos sobre uma luta. Isso é o que tornou isso especial.”

Problemas no streaming

Para quem assistiu, a experiência de visualização não foi sem problemas. Todos se familiarizaram intimamente com a tela de carregamento da Netflix depois que a enorme audiência para assistir à primeira luta de boxe ao vivo da plataforma de streaming travou o servidor.

Posteriormente, a Netflix anunciou que um recorde de 60 milhões de residências sintonizaram no evento, com pico de 65 milhões de streams simultâneos.

Na terça-feira, a Most Valuable Promotions informou que o evento arrecadou US$ 18,1 milhões em receita total de bilheteria, tornando-se a maior bilheteria para qualquer evento de boxe ou MMA fora de Las Vegas na história dos EUA, além de ser a nona maior bilheteria de esportes de combate na história dos EUA.

“O evento quebrou a internet”, disse Bidarian. “Nunca houve um evento de streaming dessa magnitude na história.

“Poderíamos ter ganho mais dinheiro com pay-per-view? Claro”, acrescentou. “Mas esse não era o objetivo aqui. Isso era sobre legado, sobre construção de marca, sobre um momento icônico em que o mundo parou e foi reapresentado ao boxe.”

Quem é Bidarian

Bidarian trabalhou para várias empresas como investidor, consultor e consultor financeiro, incluindo um período como Diretor Financeiro do Ultimate Fighting Championship (UFC) até 2016. Ele conheceu Paul através de um amigo em comum em outubro de 2019 e continuaria a impulsionar a carreira de boxe do ex-YouTuber.

“Eu produzi executivamente a luta de exibição de Mike Tyson contra Roy Jones (em 2020)”, disse Bidarian. “Trouxe Jake Paul como co-atração daquele evento, e foi ali que Jake ganhou sua notoriedade como um boxeador jovem e bastante novato.”

Paul conquistou uma vitória por nocaute sobre o ex-jogador da NBA Nate Robinson no card preliminar daquele evento, impulsionando sua carreira no boxe a alturas lucrativas. Bidarian e Paul formaram a Most Valuable Promotions logo depois, anunciando Amanda Serrano, campeã mundial em sete divisões, como a primeira contratação da empresa.

“Foi realmente baseado em três coisas”, disse Bidarian à CNN em julho sobre as razões por trás da criação da empresa. “Primeiro, a mentalidade de priorizar os lutadores, fazendo-os sentir que são o foco e que recebem a maior parte da receita.

“Segundo era querer apostar nas mulheres. Eu tive a experiência no MMA quando Ronda Rousey alcançou o sucesso e realmente abriu caminho no esporte. Acredito que a mesma coisa pode acontecer no boxe, e Amanda era esse veículo, atleta perfeita, uma superstar em formação”

“Em terceiro lugar, estava dando uma plataforma para jovens boxeadores.” Enquanto Paul desfruta de um estilo de vida extravagante e luxuoso – frequentemente postando fotos nas redes sociais em carros exóticos e voando em jato particular com sua namorada e atleta olímpica Jutta Leerdam – Bidarian tende a operar longe dos olhos do público.

E embora a carreira de lutador de Paul tenha atraído críticas, com muitos condenando sua luta contra Tyson como um confronto de baixa qualidade que priorizava o espetáculo em vez do esporte, Bidarian insiste que o atleta de 27 anos é uma presença legítima no boxe.

“Primeiro e acima de tudo, ele é um boxeador dedicado com quatro anos de experiência profissional… Ele já progrediu mais do que qualquer boxeador sem experiência amadora nesses quatro anos”, disse Bidarian.

“O nível de competição que ele enfrenta, o palco em que luta e a quantidade de pressão sobre ele são sem precedentes.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Jake Paul x Mike Tyson: saiba quem idealizou a luta que “quebrou a internet” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.