Educação: veja as escolas com as melhores notas no Ideb no Vale do Paraíba e região bragantina


Dados foram divulgados pelo Ministério da Educação na última quarta-feira (14). São José dos Campos é a cidade da região que mais aparece no ranking de melhores notas. Imagem de arquivo – Crianças em sala de aula.
Davi Ribeiro/Jornal A Tribuna/Imagem ilustrativa
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última quarta-feira (14) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira, conhecido como Ideb – um indicador do governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas do país.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Por meio dos dados divulgados, o g1 conseguiu levantar quais são as escolas com as melhores notas nos ensinos fundamental e médio Vale do Paraíba e região.
Ensino fundamental I
Nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) do ensino fundamental, a escola com melhor avaliação foi a Escola Estadual José Mariotto Ferreira Major Aviador, de São José dos Campos. Veja as cinco escolas com as melhores notas:
Escola estadual Major Aviador José Mariotto Ferreira – 8,3 (São José dos Campos)
Escola municipal Professora Maria Helena Faria Ferraz – 8,1 (Atibaia)
Escola municipal Professor Guilherme Pileggi Contesini – 8,1 (Atibaia)
Escola municipal Professora Elizete Rodrigues – 8,0 (Atibaia)
Escola municipal Professor Waldemar Ramos – 8,0 (São José dos Campos)
Veja o desempenho das escolas nos anos iniciais do Ensino Fundamental na região:

Neste caso, a meta do Ministério da Educação era 6 e a média das escolas do país foi de exatamente 6. A nota mínima é 0 e a máxima é 10.
As escolas da região ficaram longe das melhores avaliações do país. O ranking geral é liderado pela Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, de Coreaú (CE), que teve nota 10.
Ensino fundamental II
Nos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, a melhor nota ficou com a Escola Municipal Professora Sebastiana Cobra, também de São José. Veja as escolas com as cinco melhores notas:
Escola municipal Professora Sebastiana Cobra – 7,0 (São José dos Campos)
Escola estadual Professora Ismênia Monteiro de Oliveira – 6,9 (Pindamonhangaba)
Escola municipal Professor Waldemar Ramos – 6,8 (São José dos Campos)
Escola municipal Braz Silvério Lemes – 6,8 (Taubaté)
Escola estadual Professora Eunice Bueno Romeiro – 6,7 (Pindamonhangaba)
Escola municipal Professora Luzia Levina Aparecida Borges – 6,7 (São José dos Campos)
Veja o desempenho das escolas nos anos finais do Ensino Fundamental na região:

Neste caso, a meta do Ministério da Educação era 5,5 e a média das escolas do país foi de 5. A nota mínima é 0 e a máxima é 10.
As escolas da região também ficaram longe das melhores avaliações do país. O ranking geral é liderado pela Escola Municipal Francisco Ferreira Santiago, de Pires Ferreira (CE), que teve nota 9,3.
Ensino médio
Já no ensino médio, a Escola Estadual Colégio Técnico Professor Nelson Pesciotta, de Lorena, foi a melhor avaliada pelo Ideb. Veja as escolas com as cinco melhores notas:
Escola estadual Colégio Técnico Professor Nelson Pesciotta – 6,7 (Lorena)
Escola estadual Professor Alfredo de Barros Santos – 6,1 (Guaratinguetá)
Escola estadual Professora Maria Dolores Verissimo Madureira – 6,1 (São José dos Campos)
Escola estadual Ilza Nascimento Pintus – 6,1 (São José dos Campos)
Escola estadual Etec de Caraguatatuba – 6,0 (Caraguatatuba)
Veja o desempenho das escolas de Ensino Médio na região:

No caso do ensino médio, a meta do Ministério da Educação era 5,2 e a média das escolas do país foi de 4,3. A nota mínima é 0 e a máxima é 10.
As escolas da região também ficaram longe das melhores avaliações do país no ensino médio. O ranking geral é liderado pela Escola Preparatória Cadetes do Ar, de Barbacena (MG), que teve nota 7,8.
📈 CONTEXTO: quando o MEC definiu as metas no Ideb, considerou apenas o período de 2007 a 2021. Como ainda não foi divulgado um novo patamar a ser atingido, o g1 comparou os índices atuais à escala que estava vigente há dois anos.
Dados do Ideb foram divulgados nesta quarta-feira (14)
Seduc/Divulgação
Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) foi divulgado pelo Ministério da Educação na última quarta-feira (14).
No Vale do Paraíba e região bragantina, algumas cidades apresentaram melhoras, enquanto outras se mantiveram estáveis ou diminuíram o índice na comparação com o levantamento anterior, realizado em 2021.
Maior cidade da região, São José dos Campos teve uma média de 4,4 na nota do Ideb para o Ensino Médio. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a média foi de 6,8, enquanto nos anos finais foi de 5,6.
Em Taubaté, o índice foi de 4,5 no Ensino Médio na avaliação do ano passado, além de 6,1 nos anos iniciais e 5,2 nos anos finais do Ensino Fundamental.
O levantamento leva em consideração as escolas públicas da rede municipal, estadual e federal.
Os dados apresentados são relativos a 2023. É a primeira avaliação nacional em larga escala que acontece após a pandemia de Covid-19 (a edição de 2021 teve menor adesão, por causa do fechamento das escolas).
Veja a nota do Ideb em cada cidade (escolas públicas):
Veja abaixo a nota do Ideb em cada uma das cidades (escolas públicas municipais e estaduais)
🔴 O que compõe o Ideb?
O índice cruza duas informações e apresenta resultados em uma escala que vai de 1 a 10:
taxa de aprovação/fluxo escolar (a porcentagem de alunos que não repetiram de ano em uma escola ou rede de ensino);
notas do Saeb, uma prova de português e de matemática feita por alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e por estudantes do 3º do ensino médio. No caso do 9º ano, para uma amostra específica, houve também questões de ciências da natureza e ciências humanas.
Conheça os problemas que afetaram os dados do Ideb 2021
🔴 Como o Ideb é calculado?
O cálculo do Ideb obedece a seguinte fórmula: os resultados dos testes de Língua Portuguesa e Matemática são padronizados em uma escala de 0 a 10. Depois, a média dessas duas notas é multiplicada pela média das taxas de aprovação das séries de cada etapa avaliada (anos iniciais, anos finais e ensino médio), que variam de zero a 100.
Exemplo: numa escola com desempenho no Saeb igual a 6 e taxa de aprovação de 90%, (0,90), o Ideb é igual a 6 vezes 0,9 = 5,4.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.