É falso que vídeo mostre índios contrabandeando tartarugas para a Europa

Boatos.org

Boato – Índios foram flagrados contrabandeando tartarugas e jabutis para a Europa via ONGs internacionais.

Análise

Um vídeo de um grupo de indígenas está gerando polêmica em redes sociais. Nas imagens, o grupo carrega algumas dezenas de tartarugas amarradas em uma estaca.

Junto ao vídeo (que tem a marca d’água de um indígena da etnia Xikrin), há mensagens falando que se trataria de um flagra dos índios contrabandeando tartarugas, jabutis e cágados para a Europa. Leia:

Versão 1: *Esses são os “nossos índios coitadinhos” contrabandeando pra Europa nossas tartarugas, jabutis e cágados da Amazônia, que tanto as Ongs (esquerdistas estrangeiras) defendem.* *Com certeza, virarão prato de grã-fino por lá.* *Perversidade . CADÊ A FISCALIZAÇÃO DO IBAMA?*

Versão 2: VIVA AS ONGs INTERNACIONAIS QUE JÁ FIZERAM A CABEÇA DOS ÍNDIOS E EXPORTAR AS NOSSAS RIQUEZAS…. ATÉ TARTARUGA VAI. E A MINISTRA MARINA SELVA ESTÁ SENDO A ESTRELA DA COMPANHIA NA COP 29

Versão 3: Pelo menos 180 tartarugas aparecem aprisionadas e sendo transportadas neste vídeo de Parauapebas – PA. No final do vídeo aparece um homem com uma camisa da ONG “Instituto Indígena Botiê Xikrin”.

Checagem

A história chamou muita atenção em redes sociais e chegou a ser notícia em páginas de cunho conservador. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões: 1) É verdade que índios estão contrabandeando tartarugas para a Europa no vídeo em questão? 2) Qual é o contexto do vídeo dos indígenas com as tartarugas? 3) Há alguma denúncia real contra índios?

É verdade que índios estão contrabandeando tartarugas para a Europa no vídeo em questão?

Não. O vídeo, por si só, não é uma prova cabal que se trata de um contrabando. Ao buscar por mais informações relacionadas ao vídeo em questão, descobrimos que não se trata de uma caça para “exportação”.

Qual é o contexto do vídeo dos indígenas com as tartarugas?

Na realidade, a etnia Xikrin do Cateté coleta jabutis para o consumo em um ritual ancestral. Isso foi confirmado por autoridades em nota para a Agência Lupa (que fez a checagem sobre o assunto neste link). No canal do TikTok da pessoa que postou o vídeo utilizado na fake news há outras imagens do ritual.

Há alguma denúncia real contra índios?

Não encontramos nenhuma denúncia real contra indígenas relacionada ao contrabando de animais. Apesar de algumas notícias falarem de indígenas envolvidos na extração de madeira ilegal, nada encontramos sobre prisão por contrabando de animais (que, vamos convir, envolveria uma logística imensa).

Conclusão

O vídeo que está circulando na internet não prova que haja qualquer tipo de contrabando por parte de índios dos animais em questão (que não são tartarugas, são jabutis). Trata-se de mais uma fake news que viralizou online.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

The post É falso que vídeo mostre índios contrabandeando tartarugas para a Europa appeared first on Boatos.org.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.