Conheça as 5 melhores universidades africanas

O Center for World University Rankings (CWUR), uma das mais respeitadas organizações globais de avaliação acadêmica, publica anualmente sua lista com as 2 mil universidades, listando quais são as melhores. Entre as instituições selecionadas em 2024, cinco universidades africanas se destacaram como líderes em excelência acadêmica no continente.

Essas universidades não só representam a África no cenário global, mas também impulsionam avanços em pesquisa e ensino na região.

Conheça abaixo as universidades e porque elas são renomadas:

University of Cape Town (UCT)


University of Cape Town é uma das melhores universidades africanas • Divulgação/University of Cape Town

A UCT é a universidade africana mais bem colocada no ranking global. Situada na Cidade do Cabo e fundado em 1829, na África do Sul, a instituição é reconhecida tanto por seu rigor acadêmico quanto por seu impacto social. 

Com programas altamente valorizados nas áreas de ciências médicas, direito, economia e estudos ambientais, a UCT é considerada potente na pesquisa global.

A universidade também promove uma série de projetos comunitários que visam melhorar a qualidade de vida em comunidades mais vulneráveis da região. Além disso, seu corpo docente internacional contribui para um ambiente multicultural, atraindo estudantes do mundo todo.

  • Posição no ranking global: #271
  • Página oficial da universidade

University of the Witwatersrand (Wits)


Entrada da University of the Witwatersrand (Wits), em Joanesburgo • Samuel Molepo

Fundada em 1923 e localizada em Joanesburgo, a University of the Witwatersrand é conhecida pela liderança em áreas de ciência e engenharia, especialmente mineração e geologia.

Wits, como é chamada, é o lar de vencedores do Prêmio Nobel, dentre eles o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, laureado pelos esforços para combater o Apartheid em seu país.

Com uma infraestrutura moderna e centros de pesquisa de ponta, a instituição é uma referência em pesquisa acadêmica na África do Sul, acolhendo mais de 41 mil estudantes em 3,4 mil cursos.

  • Posição no ranking global: #291
  • Página oficial da universidade

Stellenbosch University (SU)


Fachada da Stellenbosch University (SU) com parte do pátio do campus • Divulgação

Fundada no coração das montanhas de Stellenbosch, em 1918, a SU (Stellenbosch University) é uma das universidades mais antigas e prestigiadas da África do Sul.

Inicialmente com quatro faculdades, 503 alunos e 40 professores, a SU possui hoje 10 faculdades e mais de 35 mil estudantes, distribuídos por cinco campi, sendo reconhecida por sua excelência acadêmica em um portfólio diversificado de formações.

Conhecida por seu campus arborizado e instalações de última geração, Stellenbosch conta com centros de pesquisa importantes que colaboram com universidades ao redor do mundo, elevando ainda mais seu perfil acadêmico e científico.

  • Posição no ranking global: #483
  • Página oficial da universidade

University of KwaZulu-Natal (UKZN)


Fachada da Howard College, um dos campi da University of KwaZulu-Natal (UKZN) • Divulgação

Localizada na cidade de Durban, a UKZN (University of KwaZulu-Natal) é reconhecida por sua contribuição significativa na pesquisa em saúde e desenvolvimento sustentável.

Com forte foco em doenças infecciosas e epidemiologia, a UKZN possui parcerias com instituições globais que trabalham no combate a epidemias e no desenvolvimento de vacinas.

Além disso, a universidade é um centro de inovação na África para estudos ambientais, liderando pesquisas em mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. UKZN também promove a inclusão social, oferecendo programas focados em capacitação e desenvolvimento comunitário.

  • Posição no ranking global: #440
  • Página oficial da universidade

Cairo University (CU)


Vista noturna da Universidade do Cairo, a melhor universidade do Egito • African Biomedical Engineering Mobility

Única universidade da lista das cinco melhores fora da África do Sul, a Cairo University, localizada no Egito, é uma das instituições mais antigas e prestigiadas do continente africano, com uma história que remonta a 1908.

Reconhecida por sua excelência acadêmica e papel transformador na sociedade egípcia, a instituição se destaca em diversas áreas, como medicina, engenharia, ciências e humanidades.

A universidade atrai alunos de todo o Oriente Médio e da África, e tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento científico e cultural da região.

  • Posição no ranking global: #513
  • Página oficial da universidade

Confira o ranking da CWUR na íntegra.

Conheça a Universidade de Chicago, onde Gil do Vigor foi aprovado

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Conheça as 5 melhores universidades africanas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.